Desde o começo de abril, a distribuidora de energia Enel está oferecendo o serviço de autoleitura do medidor de energia para os clientes residenciais e pequenos comércios. O serviço, que estará disponível durante o período do coronavírus, permite que o próprio consumidor informe a distribuidora o consumo de energia exibido no seu medidor por meio de uma foto.
Como funciona
O consumidor que optar por este serviço deve fotografar os números que aparecem no medidor e enviar para um dos canais da distribuidora. Porém, deve verificar em sua última conta a data prevista para a leitura do próximo mês, que será o prazo limite para envio da foto. A mesma poderá ser tirada até dois dias antes da data de leitura.
“A medida evita que o consumidor tenha que se sujeitar a cobrança de seu consumo mensal pela média dos últimos meses caso não seja possível a leitura presencial devido a redução de funcionários pela distribuidora em tempos de pandemia “, afirma o Secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez.
Veja o vídeo: https://youtu.be/PU8PVJr7ii0.
Como eu posso saber se estou incluída nas contas que não preciso pagar
Tenho um restaurante com medidor digital e ninguém passou este mês para fazer a medição. Eu não posso pagar pela média pois estou fechado desde o dia 20/03. COMO faço para reclamar?
Essa autoleitura é uma forma deles demitirem funcionários. Funcionários que poderiam ser seus clientes. Sou leiturista em Goiás e te digo, se vocês exigirem a presença do leiturista, a ENEL tem que fazer a leitura real. Ajude-nos a salvar nossos empregos, compartilhe negativamente essa firma da ENEL agir. Obrigado. Se quiser conversar comigo a respeito, o meu telefone é 62.984846899
Vocês não estão percebendo que a ENEL está fazendo isso para demitir funcionários? Pois nós, leituristas, não temos contato direto com o cliente, já que ficamos ao ar livre e entregamos a fatura direto na caixa do correio. Higienizados nossas mãos, celulares, impressora e andamos de máscara o tempo todo. Ajude-nos, “NÃO ADERINDO A ESSES SISTEMA MALÉVOLO”.
Diga NÃO à autoleitura, pois país de família vão perder seus empregos imediatamente à medida que forem aumentando a adesão a esse sistema. Além do mais, quem tem a obrigação de fazer a leitura é a empresa e não o consumidor. Fazendo autoleitura, vocês estarão TRABALHANDO DE GRAÇA para aumentar os livros da ENEL, sem descontos na fatura. Pensem nisso.
Não gostei dessa ideia alguém tem que passar para tirar a leitura dos medidor
Não vou fazer. Igual o rapaz falou ai. Não tem contato com ninguém ler e coloca na caixinha de correio pra que isso.como falou e só pra demitir governo sem noção como pode ai quando tiver um problema na fiação e etc vai querer q agente arrume tbm. Só pode….
Qual será o desconto que a Enel dará por estarmos fazendo serviço que é da própria?
Mais um serviço impessoal e que considera o cliente apenas como adorno, e seus funcionários apenas números.
Já não bastam os bancos, repartições públicas, entre outros que delegam seu trabalho aos consumidores mantendo os mesmos preços de cobrança e incompetências?
Hoje tudo o que acontece passa a ser problema do usuário.
Tentem ser atendidos em postos de distribuição de remédios (AMA, postos de saúde,…) que são responsabilidade do estado/município: além de nunca disponibilizarem os remédios, oferecem serviço péssimo de atendimento. Há atendentes que se julguem mais importantes que o Papa revestindo-se de poder e pouca profissionalidade tratando os “”pacientes”” como LIXO, humilhando-os ainda mais do que naturalmente estão pela própria situação e dependência. Estamos nas “”patas”” desses incompetentes que exercem um poder tomado de maneira sem merecimento nas mão e fazem essas atrocidades.