Curiosidade: Artistas e ex-presidentes que estão sepultados no cemitério da Consolação

Destaque Geral

Cemitério reúne mais de 8.500 túmulos e mausoléus, além de 300 obras construídas entre os séculos 19 e 20

Por: r7.com

Imagens: Fábio Oliveira/r7.com

Considerado o mais antigo da cidade de São Paulo, o  Cemitério da Consolação  reúne cerca de 8.500 túmulos de artistas e políticos. Entre as personalidades estão Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Oswald de Andrade e o ex-presidente Washington Luís, além de 300 obras de arte construídas entre os séculos 19 e 20. As visitas guiadas são realizadas às sextas e aos sábados, de forma alternada. 

Entre as personalidades sepultadas no Cemitério da Consolação — fundado em 1858 — está o escritor e advogado Monteiro Lobato, conhecido principalmente pela obra O Sítio do Pica-pau Amarelo.

No cemitério, também há um espaço popularmente conhecido como Praça dos Três Poderes, onde estão reunidos os mausoléus do conde Francisco Matarazzo, do ex-presidente da República Campos Salles e do ex-governador de São Paulo Abreu Sodré.

Um dos maiores atrativos do cemitério é a obra O Sepultamento, de Victor Brecheret, construída em granito, representando a Pietà. A estrutura adorna o túmulo de Olívia Guedes Penteado, integrante de uma família tradicional produtora de café em São Paulo.

 

Outro túmulo encontrado no cemitério é o da artista modernista Tarsila do Amaral, reconhecida internacionalmente por O AbaporuAntropofagia e Os Operários.

Além dos mausoléus e túmulos, há muitas obras de escultores famosos no Cemitério da Consolação, como Vencedores, construída em 1921 pelo artista italiano Luigi Brizzolara. Ela retrata um ancião passando a tocha para um jovem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *