A ABC Drives Automação Industrial, criou políticas de sustentabilidade ambiental, seja incentivando o racionamento de água e energia em sua rotina ou investindo no uso consciente de matérias-primas. É inegável que a ‘indústria mundial’, foi e ainda é, a grande responsável pelo desenvolvimento urbano das grandes metrópoles e da sociedade de consumo, mas também é evidente que ela é uma das grandes vilãs da poluição no planeta terra desde, ao menos, a 2ª Revolução Industrial. As fábricas lançam na atmosfera uma quantidade incalculável de gases e resíduos, o que é muito prejudicial ao meio ambiente. “Sempre recomendamos o uso consciente dos copos descartáveis e também dos papéis em geral. De um tempo para cá fizemos e distribuímos garrafas personalizadas de alumínio para cada funcionário o que contribuiu ainda mais com a diminuição no uso dos descartáveis,” releva o CEO da corporação Wander Michelotti.
Esse posicionamento da ABC Drives vai de encontro ao que pede o Protocolo de Kyoto. No Brasil, o ISO 14000 orienta e regulamenta a obtenção dos Certificados de Gestão Ambiental. Outro detalhe importante é que a empresa guarda água com metais pesados em tanques de efluentes que posteriormente são retiradas por caminhões-pipa.
Com relação aos resíduos sólidos, por exemplo, eles são reciclados, tratados ou depositados em locais específicos e depois também enviados para descarte em local apropriado. “Os equipamentos chegam muito sujos. Eles são lavados e depois são secos nas estufas. A água usada na lavagem fica guardada em tanques e depois é retirada em caminhões adequados para isso. Já nosso lixo sólido, quando não pode ser reciclado, é descartado e retirado posteriormente por uma empresa especializada neste tipo de insumo. Queremos fazer dessas práticas, o DNA da nossa companhia,” finaliza o CEO.