Itapevi faz busca ativa por pessoas que estejam com tosse há mais de três semanas

Capa Cidades

A Prefeitura de Itapevi iniciou campanha de busca ativa de casos sintomáticos de tuberculose na cidade. A ação acontece até o dia 27 de setembro em todas as unidades de saúde, comunidades terapêuticas e Centro POP.

Durante esse período, agentes de saúde irão questionar usuários e familiares que comparecerem nestas unidades, sobre sintomas respiratórios. Quem estiver com tosse há mais de três semanas será convidado a fazer o exame de escarro.

Se constatada a doença, agentes de saúde iniciam o acompanhamento e visitam o paciente em casa sempre que necessário. A família também é monitorada, já que a tuberculose é uma doença causada por uma bactéria facilmente transmissível. O tratamento é feito com medicamentos, gratuitos, de uso oral por seis meses.

Todos os médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde estão treinados e preparados para diagnosticar a doença em qualquer unidade de saúde. Durante o tratamento, o acompanhamento do paciente é fundamental.

Sintomas

Tosse por mais de três semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.

Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível, onde o tratamento é oferecido gratuitamente e deverá ser iniciado de maneira imediata.

Em casos de suspeita, são realizados os exames de escarro gratuitamente e sem a necessidade de guia médica. O exame fica pronto em até um dia com precisão do resultado.

Prevenção

No Brasil, a tuberculose é um dos principais problemas de saúde pública. O país ocupa a 20ª posição entre os locais com maior carga da doença. Em 2021, foram registradas 85.219 mortes pela tuberculose, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, é fundamental a realização de ações de prevenção da doença, como busca ativa para diagnóstico e tratamento.

Evitar locais fechados e verificar a vacinação BCG são fundamentais para prevenir a tuberculose.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4143-8499.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *