Jhonatan Luz não é meia, não é volante, não é atacante, não é artilheiro, não é do futebol. Mas é um ala monstro do basquete brasileiro e colecionando títulos como ninguém. Sim, ele é natural das quebradas de Osasco, tem 36 anos, 1m99 e o nome entre os melhores.
O cara joga muito e o último troféu é bem recente na galeria, o da Champions League conquistado por Franca domingo passado ao bater o Flamengo por 88 a 79. Mais uma grandiosa conquista para Jhonatan de Osasco agora bicampeão das Américas, tetra do NBB, tri do Super 8, tri paulista e tri carioca.
Depois de duas temporadas monstronas no Flamengo, em junho de 2021 ele assinava retorno ao Sesi Franca. Com a camisa do Mengo ele foi campeão estadual, do NBB, da Super 8 e da Champions. Já com o manto francano, campeão paulista, campeão do NBB, campeão da Super 8 e, por fim, da Champions League Américas.
O moço também jogou na Europa mas a projeção no basquete paulista foi com Araraquara em 2009 aos 22 anos. Passaria por Limeira antes de se apresentar em Franca pela primeira vez, isso em 2012; depois o garoto foi Palmeiras, Paulistano e Flamengo até o retorno a Franca.
Um atleta que rompeu quebradas das favelas para chegar ao topo do basquete brasileiro e continental, Jhonatan de Osasco é um supercampeão e mais uma bela história que o esporte tem para contar.