A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, leva cultura, informação e arte aos passageiros por meio de exposições.
Em março, as estações recebem sete mostras até o dia 31. Entre os temas estão meio ambiente, saúde e uma homenagem ao mês das mulheres.
Confira a programação:
— Simplesmente Mulher
No mês das mulheres, a exposição traz fotos de grandes mulheres, a diversidade de profissões, culturas e dicas de bem-estar, trazendo reflexões aos clientes que passarem pela estação. A mostra conta com curadoria de Maurício Coutinho.
Quando e onde: até 31 de março na Estação Jandira da Linha 8-Diamante
— Natureza
A exposição Natureza traz cores, formas e uma nova leitura dos elementos do meio ambiente, proporcionando a cada um que contemplar uma compreensão. A mostra é uma realização da Galeria VerArte, com curadoria de Vera Simões.
Quando e onde: até 31 de março na Estação Grajaú da Linha 9-Esmeralda
— Concurso de Cartaz
A cada ano, o Museu da Casa Brasileira elege um cartaz vencedor que define a identidade visual do tradicional Prêmio Design MCB, que revela talentos e consagra profissionais e empresas. Até o fim do mês, os passageiros que transitarem pela estação poderão conferir as reflexões e os processos criativos dos participantes do concurso por meio da mostra “Concurso de Cartaz”, que teve como ponto de partida em 2022 o tema “Projeto, processo e percurso”.
Quando e onde: até 31 de março na Estação Júlio Prestes da Linha 8-Diamante
— Bem-Vindo à Amazônia
A exposição trará informações sobre a Amazônia Legal brasileira, uma região muito importante para o país, que cobre 61% do território e é o lar de 24 milhões de brasileiros. Além disso, ocupa ⅕ da reserva florestal do planeta e provê ⅕ da água doce disponível na Terra. A mostra é realizada pela Associação Vaga Lume.
Quando e onde: até 31 de março nas estações João Dias e Autódromo da Linha 9-Esmeralda
— Conexões do Olhar
Realizado pela ImageMagica, o projeto visa estimular a comunicação interpessoal dos participantes a partir das atividades e exposições fotográficas, que revelam o pensamento crítico, pessoal e emoções de cada um. Cada um é convidado a refletir sobre o efeito pandemia e, assim, compartilhar e dividir ideias.
Quando e onde: até 31 de março na Estação Carapicuíba da Linha 8-Diamante
— Neuromielite Óptica (NMO)
O dia da conscientização da Neuromielite Óptica é em 27 de março. Trata-se de uma condição neurológica crônica que causa inflamação em diferentes locais do sistema nervoso central e não tem cura, mas tem tratamento. Realizada pela Associação Crônicos do Dia a Dia, a exposição tem o objetivo de trazer conteúdos à população sobre os sintomas da NMO e a importância do diagnóstico correto. A mostra fica em cartaz durante o Março Verde, mês durante o qual se reforça a conscientização a respeito da NMO.
Quando e onde: até 31 de março na Estação Primavera-Interlagos da Linha 9-Esmeralda
— Nossos 13 Milhões de Heróis no Brasil
A exposição tem o objetivo de conscientizar mais pessoas sobre as doenças raras e homenagear os pacientes, que são inspiração. A mostra traz imagens, em pequenas caricaturas, e transmitirá informações importantes de diversos tipos de doenças raras, de forma leve e bem-humorada. É realizada pela Casa Hunter Associação Brasileira dos Portadores da Doença de Hunter e Outras Doenças Raras.
Quando e onde: até 31 de março na Estação Ceasa da Linha 9-Esmeralda e de 06 a 30 de abril na Estação Jandira da Linha 8-Diamante.