Fonte: Metrô CPTM
O Metrô de São Paulo anunciou no Diário Oficial desta sexta-feira (2) o lançamento da licitação de anteprojeto e estudos ambientais da Linha 22-Marrom. O ramal já é cogitado há tempos, mas foi atualizado em seu traçado provisório e que será agora avaliado pelo futuro contratante.
A Linha 22 ligará a região de Cotia a estação Sumaré, que hoje atende a Linha 2-Verde. Outra mudança importante é a inclusão do município de Osasco no traçado, com duas estações.
Segundo o mapa provisório com o trajeto do novo ramal, haverá um deslocamento mais ao norte para chegar até Osasco. De lá a Linha 22 chegará até o Rio Pequeno e então fará uma curva para a direita para cruzar a USP. Curiosamente, o Metrô prevê uma estação próxima a Butantã, Vital Brasil, de onde os trens seguirão até Rebouças-Hebraica, na Linha 9.
A linha Marrom então fará conexão com a Linha 4-Amarela em Faria Lima e na sequência a Linha 20, em Teodoro Sampaio, terminando sua viagem em Sumaré. Serão quatro conexões com a rede metroferroviária, portanto.
Com perfil pendular, ou seja, com maior volume de passageiros em sua porção oeste, a Linha 22 deverá atender a 649 mil passageiros por dia, segundo os estudos iniciais. Ela também será bastante extensa, com 29 km, 19 estações e um pátio de manutenção. Serão necessários 52 trens para atender os usuários, segundo estimativa da companhia.
O anteprojeto de engenharia e o EIA-RIMA, estudo ambiental, são etapas intermediárias para viabilizar o empreendimento. É a fase em que está a Linha 20-Rosa, que ligará a Lapa a Santo André, no ABC Paulista.
Estação dentro da Cidade Universitária
“Uma das estações de destaque neste projeto é a ‘Universidade São Paulo’ que estará localizada dentro da Cidade Universitária, um dos campus de uma das maiores e melhores instituições de ensino superior na América Latina e atenderá aos estudantes, funcionários e professores”, disse Silvani Pereira, presidente do Metrô.
Hoje a maior universidade do país é atendida de forma precária pela estação Cidade Universitária, da Linha 9, localizada na outra margem do Rio Pinheiros.
A licitação terá a sessão pública de recebimento de propostas no dia 19 de novembro, portanto após um possível segundo turno das eleições.
Apesar da importância da Linha 22-Marrom para a rede metroferroviária, é preciso observar um fato oportunista da gestão Rodrigo Garcia em colocar o projeto em evidência um mês antes das eleições para o governo do estado.
Com outros dois grandes projetos em gestação, a Linha 19-Celeste e a Linha 20-Rosa, abrir uma nova frente de trabalho parece fazer pouco sentido neste momento. Como o certame deverá se prolongar até 2023, não será surpresa se o futuro governador o coloque em compasso de espera novamente.
Que otima noticia, evoluçao para a regiao, as pessoas agradecem.
Em época de eleição prometem de tudo. Quem viver talvez verá o início dessa obra.
Verdade, talvez nunca saia do papel e se sair vai no mínimo uns 10 anos pra ficar pronta
Milagre que ainda ninguém prometeu trazer o Mar, dunas e cachoeiras pra região também.
Ótima notícia, já tava na hora né
Mais uma mentira desses oportunistas, não acabaram nem o trecho que passa na Roberto Marinho imagina iniciar uma obra nova.
A expectativa para ganhar voto é boa, mas na realidade ficará pronto daqui uns 20 anos e fora os desvios de verbas !
Esse projeto tem muitos anos e nunca sai do papel, Cotia se ligar um metrô da estação Butantã já ficaria ótimo , ou então vila Sônia ou Taboão já nem precisa chegar em Sumaré , muitos concordaria comigo.
Acho que se um dia sair esse projeto será depois de 2040 pra lá kkk .