Tirei um tempo para cuidar de mim. Não sei dizer ao certo, talvez me custou anos, ou apenas alguns dias. A percepção de tempo é incerta. Me olhei, me enxerguei, me abracei e cuidei de remover tudo aquilo que não era meu, mas estava em mim. Muitas frases, gostos, pensamentos e críticas que foram inseridas no meu sistema, sem que eu decidisse se cabia em mim ou não.
Precisei reaprender a caminhar, a escutar filtrando o que eu queria que entrasse e o que não. Aprendi a dizer NÃO e a aceitar a gentileza das pessoas, sem a maldade que eu fui instruída a ver.
Aprendi a sentir a energia das pessoas, e a observar quem era as de verdade e quais as de mentira. Afastei os amigos que não somavam e eternizei em minha vida os que me abraçavam com o coração.
Feito isso, ficou mais fácil ficar dentro de mim e acolher a imagem externa que o mundo julgava. Meu corpo entrou em reforma, por mudança da perspectiva, não do tal formato. Porque o que importa não é como você é, e sim como se sente. Quando reluzimos, transcendemos nossa energia para o outro.
Assim, com tantas reformas internas, ficou fácil caminhar. Cada passo em frente ficava mais leve, sem aquela bagagem ardida que eu carregava, e não me pertencia.
Renascer é o acontecimento, e é o processo do novo ser que é intenso e extenso. Sobretudo, para renascer, é preciso deixar morrer, largar para trás as dores, os traumas, os gatilhos dos retrocessos, o medo. Invalidar as chaves da nossa vida, que doamos para que as pessoas entrassem sem bater.
Renascer é a transição do seu passado, com o seu futuro. É o novo cheiro de vida, o novo peso leve ver tudo leve, mesmo os novos pesos. Porque quando nos libertamos daquilo que não somos culpados, apreciamos a responsabilidade de assumir os erros, lidando com eles, mas principalmente, a evitá-los.
A partir desse novo você, dois tipos de pessoas chegarão em sua vida: as passageiras e as complementares. Quem tiver de passagem, deixarão pequenas lições, pois o lugar delas não é contigo. Quem ficar, usufruirá da força e segurança que essas lições te ensinarão. Você complementará, quem te complementou.
E os passageiros? Eles irão encontrar seus pontos finais. Porque a vida é um ciclo e todo mundo tem seu desfecho.