Desde que as aulas foram suspensas na rede municipal de ensino, em março deste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Osasco tem realizado reformas gerais nas escolas municipais.
Os serviços envolvem desde a troca da parte hidráulica e elétrica até pequenos ajustes, como trocas de maçanetas, trocas de torneiras e telas e substituição de lâmpadas. A manutenção também inclui reparos e/ou substituição de portas de banheiros e salas de aula, colocação de pisos e azulejos, reforma nos telhados e forros, pintura geral, entre outras intervenções.
Entre as mais de 100 unidades, por exemplo, encontram-se em fase final de manutenção as escolas EMEF Etiene Sales Campelo, na zona Sul, e a CEMEI Rubens Bandeira, na Vila Menck. No CEU José Saramago, no Jardim Santo Antônio, a reforma segue acelerada.
Com relação às aulas presenciais para os 72 mil alunos da rede municipal de ensino, estas estão suspensas desde 23 de março, quando os primeiros casos da Covid-19 começaram a ser confirmados na região. A decisão da administração municipal foi tomada para evitar ainda mais a disseminação do coronavírus. As aulas na rede pública serão retomadas em 2021.
Nesse período, a Secretaria de Educação manteve as atividades para os alunos, com a criação da plataforma “Escola em Casa”, onde foram disponibilizadas atividades complementares e apostilas que têm ajudado na reposição de matérias. Todo o processo de ensino é acompanhado pelos professores e coordenadores pedagógicos.
Além disso, a fim de substituir a merenda escolar, a Prefeitura disponibilizou o cartão “Merenda em Casa”, com o valor de R$70 mensais, que tem ajudado muito as famílias dos alunos nesse momento de pandemia.