O Projeto visa reduzir a desigualdade social e erradicar a vulnerabilidade social no município de Santana de Parnaíba, proporcionando qualificação profissional e a recolocação no mercado de trabalho
Com a missão de transformar a vida de pessoas que vivem em desigualdade e/ou vulnerabilidade social, a Prefeitura de Santana de Parnaíba criou o Projeto Crescer desde 2018, que até o momento já atendeu mais de 1500 famílias, transformando vidas e estimulando a autonomia financeira.
O projeto é voltado para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades e se baseia no trabalho em rede, por meio de parcerias entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e outras pastas.
Os participantes são inseridos ou em muitos casos, reinseridos ao mercado de trabalho por um período de nove meses, podendo ter seu contrato renovado pelo mesmo período e recebem uma bolsa- -auxílio no valor de um salário mínimo, vale-transporte e uma cesta básica mensal para exercerem funções em repartições públicas com uma carga horária de 30 horas semanais.
Além disso, os integrantes passam por palestras, com temas como: Alta performance, superação de vícios, apresentação pessoal, entre outros, e cursos profissionalizantes em diversas áreas, para proporcionar ainda mais oportunidades.
Atualmente o programa beneficia 723 famílias da cidade e pode chegar a atender até 750 munícipes. Para fazer parte do programa é necessário comparecer ao CRAS e NAS mais próximo ou ao Fundo Social de Solidariedade e fazer um cadastro, e, conforme forem abrindo as vagas, os inscritos são chamados. Vale ressaltar que o projeto é para ambos os sexos.
Trajetórias de Sucesso no Projeto
São inúmeros os casos de pessoas que passaram pelo projeto crescer e hoje se destacam no mercado de trabalho. Como no caso de Erika Ramos de Almeida 40 anos, mãe solo de três filhos, que conheceu o Projeto Crescer por meio das redes sociais. Desempregada, entrou em contato com o CRAS e com o Fundo Social de Solidariedade, quando ingressou no projeto foi encaminhada para trabalhar na área administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Social. Trabalhando lá e fazendo os cursos que são oferecidos pelo projeto, ela se classificou em primeiro lugar no concurso para o cargo de “Serviços de Limpezas Públicas”.
Outra história de superação é da Mariana, formada em pedagogia ela estava desempregada, mãe solo de duas filhas e com algumas dificuldades financeiras, conheceu o Projeto por indicação. Ao ser chamada foi encaminhada ao Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA), mesmo com curso superior aceitou a vaga para área de limpeza, pois a necessidade era de trabalhar. Aproveitou a oportunidade e se ofereceu para dar aulas de reforço escolar aos frequentadores do CCCA e participou de todos os cursos e palestras pelo Crescer, além do curso de LIBRAS que era seu sonho, mas devido o valor do investimento não conseguia fazer. Neste período prestou concurso para professor adjunto na Prefeitura de Santana de Parnaíba, aprovada saiu do projeto e começou a lecionar, durante esse tempo prestou outro processo seletivo, e agora foi aprovada como Coordenadora do polo da Faculdade Univesp.