Rango do Alê apresenta o seu Risoto de Palmito com Brócolis

Correio Gastronômico Destaque

Um dos pratos mais saborosos da culinária mundial é o Risoto. Podemos dizer que também é um prato democrático, pois existem grandes variedades de sabores. Já fiz de Camarão, de Frango, de Linguiça, de Alho Poró com Rúcula entre outros. Mas hoje quero te mostrar o que mais vendo. O Risoto de Palmito com Brócolis.


Nesse programa ensino a fazer o passo a passo desta receita, preparando tudo no Tacho. Mas o legal desse prato, além do sabor, são suas histórias e curiosidades.


Vamos conhecer algumas??

A palavra Risoto vem do país de sua origem, a Itália, e significa pequeno Arroz. Historiadores afirmam que ele surgiu em meados do século XI, quando os Sarracenos dominavam o Norte da Itália. Sarracenos era como os Cristãos chamavam os Árabes e Muçulmanos na época e foram eles que levaram o grão para a Itália.

O artista Valério di Fiandra, criador dos Vitrais da Catedral de Milão, também era um excelente cozinheiro e no casamento da filha, resolveu servir a sua criação, o Risoto. Dizem que acidentalmente deixou cair um pouco de açafrão e mesmo assim fez o maior sucesso na festa. Surgia ai um dos primeiros Risotos que se tem noticia, o Risoto à Milanesa. Isso em meados de 1574.

Os tipos de arroz usados para o risoto tradicionais são: o Vialone Nano, Carnarolli e Arbório. Aí começa um problema, pois o Arroz Arbório custa em média 40 reais o quilo. E os outros são mais caros ainda. Eu costumo fazer os meus Risotos com o Arroz Parboilizado. É mais barato, rende mais e é o ideal para preparação no Tacho que utilizo.


A cremosidade é o grande segredo do Risoto. Uns utilizam o Vinho Branco para dar uma “gelatinada” no amido do Arroz, além de dar um toque amanteigado e adocicado. Mas há outros ingredientes que podem dar a desejada cremosidade e muito sabor. Creme de Leite, Manteiga, Requeijão, Mussarela e outros Queijos por exemplo. Quando faço o de Frutos do Mar, costumo usar Leite de Coco. Alguns cozinheiros ainda preferem usar a Nata.


No Brasil surgiram varias formas de fazer e servir o Risoto. Tem Risoto preparado no Forno, Risoto com sobras de Arroz e até Bolinho de Risoto. Mas o mais tradicional é o Risoto preparado no fogão mesmo, em uma panela não muito larga e nem muito funda.


Bom gente então é isso. Assistam o vídeo e se inspire a preparar o seu Risoto e surpreenda sua família e seus clientes.


Até a Próxima, Pessoal!!!! E me siga lá no meu instagram: @rangodoale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *