Restauração de imagens destruídas em igreja de Osasco deve durar 1 ano

Capa Cidades

O Museu de Arte Sacra iniciou a restauração das imagens dos santos destruídas durante um ato de vandalismo na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em Osasco, na semana passada. A restauração deve durar, no mínimo, 12 meses.

Sete imagens foram danificadas, mas apenas seis foram levadas para um espaço temporário do Museu de Arte Sacra, no Centro de São Paulo, já que a imagem de Santa Cecília não poderá ser restaurada porque ficou muito destruída.

O restaurador João Rossi explica que todas as peças estão sendo analisadas para verificar a possibilidade de restauro e deixá-las com a aparência original, antes das pinturas e reformas feitas anteriormente ao dano provocado pelo vandalismo.

“É possível que essas peças tenham restauro sim, vamos nos empenhar para isso, principalmente a imagem da padroeira Nossa Senhora dos Remédios, que é símbolo do bairro. A imagem de Santa Cecília não veio para o museu justamente por conta do seu estado de conservação, uma peça que foi muito danificada, mais de 90% e não há possibilidade de restauro”, afirmou.

As imagens são feitas em gesso, com exceção da imagem vinda da Itália do Santo Ubaldo, que é de madeira. “Algumas dessas imagens passaram por intervenções no passado e perderam aa originalidade, inclusive o Santo Ubaldo. Essa peça passará por um processo de restauro para devolvê-la ao aspecto primitivo, seu aspecto original.”

No caso da imagem da Santa Cecília, que não tem como ser restaurada, a Igreja Católica não joga diretamente no lixo e faz um descarte especial, já que a imagem foi abençoada.

De acordo com o restaurador, a primeira imagem a ser devolvida é a imagem da padroeira Nossa Senhora dos Remédios, que é o símbolo do bairro.

Quinze pessoas, entre restauradores e voluntários, vão participar do trabalho.

A polícia usa imagens de câmeras de segurança da região para tentar identificar os suspeitos.

 

Crime

 

Quatro pessoas _ dois homens e duas mulheres_ invadiram a igreja católica e destruíram sete imagens de santos, por volta das 21h30, do dia 3 de maio. Entre as imagens danificadas, a de Santo Ubaldo, tinha sido trazida da Itália há 60 anos.

Dois padres que moram nos fundos da capela ouviram o barulho. Um deles foi verificar o que ocorria e viu o grupo de jovens correndo por uma porta lateral. O padre seguiu os vândalos e conseguiu alcançar um deles. Um dos vândalos disse ao pároco que tinha feito aquilo “em nome de Jesus”.

O grupo fugiu em seguida e conseguiu embarcar em um ônibus. O padre avisou ao motorista que eles tinham vandalizado a igreja, mas o motorista disse que tinha horário a cumprir e foi embora.

A Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrência deve ser registrado. Apesar da capela ter câmeras de segurança, elas estavam em manutenção e sem funcionar.

2 thoughts on “Restauração de imagens destruídas em igreja de Osasco deve durar 1 ano

  1. Graças a Deus será possível restaurar a maioria das imagens sacras. Parabéns a todos os envolvidos, exceto os quatro bandidos evangélicos (verdadeiros “evanjegues”, isso sim). O protestantismo, qualquer que seja a sua vertente, é um criadouro de víboras de maus usos e costumes. O Jesus Cristo deles não é o mesmo que se encarnou no seio de Maria Santíssima e que selou a Nova Aliança, tornando inválido o sacerdócio israelita e fundando a Igreja Católica Apostólica Romana. O protestantismo é uma forma de barbárie e um aperfeiçoamento da hipocrisia, além de desviar as pessoas para a total descrença em Deus. É só ver os índices dos países em que o protestantismo se tornou a religião dominante – sem contar os países com regimes totalitários, no topo da lista das populações com maior número de ateus estão Suécia, Dinamarca, Noruega, República Tcheca, Finlândia, Islândia, Alemanha e Inglaterra. Não por acaso esses mesmos países apresentam números escandalosos de suicídio e baixíssimo índice de natalidade, além de direitos imorais assegurados por lei, como liberação de drogas, eutanásia e aborto. São consequências inevitáveis do esvaziamento da doutrina cristã ao bel prazer de cada teólogo e “paxtô” protestante, como a própria História o comprova. Quem se torna protestante, ainda que não saiba, deu vários passos em direção ao relativismo, à mundanidade, à inversão de valores; desse ponto até o ateísmo não demora muito, e enquanto isso vão semeando a confusão, a mentira e a infelicidade de várias formas. Disso Martinho Lutero, maior expoente da Deforma Protestante, deu um eloquente testemunho, pois ao final ele tirou a própria vida. Que Deus livre e guarde a todos nós desses desvios! Senhor, tende piedade de nós; Jesus Cristo, tende piedade de nós; Senhor, tende piedade de nós. Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *