Na manhã desta quarta-feira, 16, no auditório da Secretaria de Educação da prefeitura de Osasco, aconteceu uma coletiva de imprensa, com o prefeito de Osasco Rogério Lins discorrendo sobre inaugurações, projetos e programas da municipalidade quando a cidade que mais se desenvolve no país, a caçulinha da região metropolitana, completa 60 anos neste sábado, 19 de fevereiro.
A mesa no evento foi formada além do prefeito Rogério Lins, pelo presidente da Câmara Municipal vereador Ribamar Silva e o secretários municipais Gerson Pessoa, de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Piteri, de Educação e Sérgio Di Nizo, Governo.
Segundo o prefeito, a Educação vai ser uma das marcas neste seu segundo governo. “São 19 anos de vida pública e ao longo desta caminhada muito conquistamos e avançamos, sempre olhando pra frente, pois há muito há a ser feito. E nos 60 anos de nossa amada cidade, a melhor forma de comemorarmos é entregando obras, programas e iniciando novas obras. Semanalmente iremos divulgando, serão cerca de sessenta (60) obras a serem entregues ao longo do ano e com o início de outras serão mais de cem (100).
As comemorações dos 60 anos já foram iniciadas no último final de semana com o Feirão de Emprego, quando mais de 1000 pessoas foram agendadas após triagem e mais de 500 sendo encaminhadas para emprego. Segundo dados oficiais do Caged, Osasco ficou entre os quinze municípios do país que mais geraram empregos em 2021, num total de 100 mil novos empregos. Hoje temos bons empregos no município e com a criação de um Polo Tecnológico, a cidade capacitará pessoas e atenderá a necessidade das empresas que já estão ou virão se instalar em Osasco.”, discorreu o prefeito.
Abrindo um parênteses, Lins disse que suas filhas de 7 e de 12 anos já foram vacinadas e que 80% dos jovens osasquenses também o foram e concluiu, vamos continuar incentivando a vacinação.
Continuando, “neste ano teríamos com o apoio da iniciativa privada, um grande show com grandes nomes do cenário brasileiro mas este é um momento de cautela com a terceira onda da Covid-19 e por isso adiamos o evento para junho. As comemorações de aniversário seguem neste sábado, 19, no Parque Chico Mendes que foi revitalizado. No local havia um batistério que não atendia a expectativa dos evangélicos e então vamos inaugurar um novo, ficou lindo, com toda a infraestrutura e muito acolhedor. Já há uma fila de pedidos.
No parque também reformulamos e ampliamos a Equoterapia, um transformador na vida de muitos osasquenses. Neste dia, no parque, vamos ter uma celebração de um culto, atividades esportivas e culturais e o tradicional corte do bolo e atendendo as medidas preventivas da saúde. Às 19h30 uma missa na Catedral de Santo Antônio.
No domingo, 20, teremos o retorno da ciclofaixa de lazer com empréstimo de bikes e agora com o horário reduzido No dia 21, provavelmente Osasco vai lançar o programa de segurança alimentar “Nosso Futuro”, e não há nada no país nesse sentido administrado por uma prefeitura. Durante a pandemia criamos o Cartão Merenda beneficiando milhares de crianças e resultando ainda com a injeção de recursos no comércio local. As aulas voltaram a merenda voltou, então tivemos que parar com o Cartão Merenda, mas como tínhamos uma gordurinha financeira, vamos manter um novo programa mas agora com critério social e que no momento vai beneficiar mas de 20 mil famílias, programa este que será permanente, pelo menos nos próximos três anos.”
Aquela que será a maior creche do Brasil está com obras em fase de acabamento, com painéis solares, tratamento de esgoto, água de reuso e totalmente informatizada. Serão mais de 1300 vagas em período integral e neste fim de fevereiro ou março, a entregamos. Uma novidade é que não tínhamos entrega de mochila e breve vamos entregar mochilas de rodinhas aos alunos da rede municipal. Vamos recuperar o tempo perdido com a pandemia e promover a entrega de 23 mil notebooks aos alunos.
Quando assumi a prefeitura há cinco anos, cerca de 12 mil crianças aguardavam vaga em creche. Hoje com os investimentos em novas unidades, inclusive com creches conveniadas, hoje são cerca de 3 mil. Com a inauguração da creche da zona norte com 1300 vagas, teremos cerca de 1700 crianças a espera. Vamos abrir chamamento para mais creches conveniadas. Osasco de maneira visionária, hoje paga aos professores um valor acima do piso nacional anunciada pelo governo federal.
Outra ação é que neste ano vamos concluir 100% da iluminação com Led, ecologicamente correta, com economia ao município e maior segurança ao cidadão. Vamos lançar novo pacote de asfalto novo. A nova entrada Osasco já foi licitada, uma obra de 130 milhões e agora esperamos o pontapé inicial com a vinda do governador. Com recursos do estado também estamos canalizando o Córrego Rico e também asfalto novo.
No segundo semestre, vamos iniciar uma nova ponte ligando as zonas norte e sul da cidade, inclusive com uma nova avenida na zona norte, medidas que vão ajudar a fluir o trânsito no município.
As obras do Hospital da Criança e da Mulher seguem adiantadas, estamos reestruturando nossa rede de saúde, com novas UBSs e vamos priorizar mais a atenção primária.
Na segurança pública, temos o melhor indicador da violência nos últimos 20 anos e isto graças ao investimento na guarda civil, com mais guardas, mais viaturas, treinamento e tecnologia. Já na Habitação continuamos com as entregas de títulos, com novos projetos e breve vamos inaugurar o Viaduto Miguel Costa, beneficiando mais de 4500 pessoas moradoras dos mais de 1000 apartamentos construídos ao lado do Quartel de Quitaúna e que ficaram isolados.
Estamos reformando o Teatro Municipal, o Grande Otelo já está quase pronto e onde temos a biblioteca central teremos uma Praça das Artes”, finalizou o prefeito Rogério Lins que em seguida, respondeu perguntas de jornalistas.