O Vereador Professor Ladenilson (MDB Carapicuíba), apresentou o Requerimento 106/2021, encaminhado ao Presidente do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, Sr. Eduardo Rios Neto e o Requerimento 107/2021, enviado ao Ministro de Estado das Comunicações, Sr. Fábio Faria, ao Presidente da ANATEL, Sr. Leonardo Euler de Morais e ao Gerente Regional no Estado de São Paulo da Empresa ANATEL, Sr. Marcelo Augusto Scacabarozi.
O primeiro requerimento (106/2021), solicita informações ao IBGE, sobre quando será realizado um novo Censo da cidade de Carapicuíba. O segundo Requerimento (107/2021), questiona o cronograma divulgado pela ANATEL, que indica a implantação do 5G em Cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025 e Cidades com mais de 200 mil pessoas, até julho de 2027.
Segundo o Vereador, que defendeu a aprovação dos Requerimentos com firmeza, “o 5G é uma realidade, o Governo Federal se encarregou de realizar os leilões e a implantação foi definida com base em critérios populacionais, em que as maiores Cidades, receberão o 5G primeiro. Neste sentido, o novo Censo do IBGE em Carapicuíba é fundamental, para que sejamos contemplados rapidamente com a tecnologia 5G. Aliás, uma Cidade com mais de 300 mil eleitores, não pode ter menos de 500 mil habitantes. Com o censo atual, nossa Cidade receberá o 5G só em 2027, um absurdo!”.
Na mesma Sessão, o Vereador solicitou que seu PL 2835/2021, que trata do licenciamento de estação rádio-base, estação rádio-base móvel e estação rádio-base de pequeno porte destinados à operação de serviços de telecomunicações no Município de Carapicuíba, parado na Câmara desde agosto deste ano, seja pautado o quanto antes.
Agora, a Câmara Municipal de Carapicuíba, aguarda as manifestações dos Órgãos competentes, para que a Cidade possa se preparar para receber a nova tecnologia do 5G.