Os vereadores osasquenses aprovaram cinco projetos e acataram um veto durante a 25ª Sessão Ordinária do ano, realizada na última terça-feira (19). A maior parte das matérias aprovadas foi de projetos para a concessão de honrarias e denominação de próprios públicos.
Ao todo, os vereadores osasquenses aprovaram cinco projetos em discussão única, ou seja, matérias que necessitam de apenas uma votação antes de seguirem para apreciação do Executivo ou da Mesa Diretora da Câmara.
Consciência Negra
A Ordem do Dia da 25ª Sessão Ordinária foi marcada ainda pelo início das discussões sobre o Projeto de Lei 16/2021, de autoria do vereador Emerson Osasco (Rede), e que trata da instituição do feriado do Dia da Consciência Negra na cidade de Osasco.
O autor do projeto fez questão de sublinhar as chagas deixadas pelo processo de escravização do povo negro que, segundo ele, “continuam a sustentar um abismo de desigualdade entre negros e não negros”, apesar de mais de 55% da população se autodeclararem negros ou pardos.
Para Emerson Osasco, a instituição do Dia da Consciência Negra em Osasco, mais do que uma ação afirmativa da administração municipal, deve se tornar um evento municipal de celebração da cultura afro, uma vez que cerca de 1047 municípios já celebram a data.
A matéria teve boa receptividade em plenário e foi aprovada com 16 votos favoráveis. Antes de ser apreciado pelo Executivo, o texto precisa passar por nova votação.