Neste sábado, 17, às 10h, a cidade de Barueri vai receber o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Márcio França, o evento intitulado como Encontro de Lideranças acontecerá na Praça das Artes, a visita não tem relação direta com o governo federal, mas sim com a filiação do prefeito de Barueri Rubens Furlan ao PSB. São esperadas centenas de lideranças políticas de todo o Estado de São Paulo no dia da filiação.
Furlan sempre foi muito próximo do então governador Alckmin em todos os mandatos do agora vice-presidente. Em 2022, durante a campanha presidencial, um vídeo do então tucano Furlan chamou bastante a atenção, ele pediu votos para o presidente eleito Lula (PT) e para Geraldo Alckmin, o vídeo viralizou pois mostrava um representante de um partido que sempre fez oposição ao PT pedindo votos para a agremiação.
Desde então, os rumores de que Furlan saíria do PSDB aumentaram e em abril deste ano, Furlan anunciou em suas redes sociais que assinou sua filiação ao Partido de Alckmin e Márcio França. O prefeito de Barueri já passou por diversas legendas como o MDB e o PSDB, inclusive no ninho tucano foi eleito em 2016 e reeleito em 2020. Sua filha a deputada estadual Bruna Furlan continua no PSDB mesmo após a saída de seu pai.
O cenário tucano na região enfraquece bastante com a saída do prefeito de Barueri, líder histórico e um dos maiores líderes politico de Barueri e região, em contrapartida, o PSB se reforça em vista das eleições municipais de 2024 no qual o partido quer fazer uma base de sustentação na região para que em 2026 o partido esteja forte na esfera estadual e federal.
Uma das líderes do partido na cidade e forte candidata à Câmara Municipal em 2024, Mari Tavelli vê com bons olhos o fortalecimento da sigla na cidade de Barueri. “A vinda de Alckmin e Márcio França a Barueri para dar boas-vindas ao prefeito Furlan ao PSB e selar meu retorno ao partido, que sempre foi minha casa, é um momento muito simbólico e histórico para o futuro político da cidade. Furlan representa a experiência dos avanços de Barueri, eu com minha bandeira de renovação empunhada em meu braço, pedindo por mais mulheres na política, unindo forças para uma Barueri mais inclusiva e plural. Estou muito esperançosa desse momento do partido na cidade e na região com o apoio de dois grandes líderes da política paulista. Temos em comum o amor pelo povo, e isso nos uniu.” Mari disputou nas últimas eleições municipais o cargo de prefeita e ficou na segunda colocação, ela também foi candidata a deputada federal em 2022. Nos bastidores da política barueriense, o nome dela é visto com bons olhos para ser vice de Beto Piteri na eleição do ano que vem.