O Bloco Esportivo e Cultural (BEC) do CEU José Saramago está se revelando um dos celeiros da cultura periférica de Osasco. Umas das oficinas da unidade que dá visibilidade a esta cultura é a de Slam, uma batalha de poesia falada que dá protagonismo e voz a grupos excluídos ou marginalizados, a maioria de jovens.
A boa notícia é que no domingo, 26/02, às 14h, vai acontecer a primeira edição do “Slam no Saramago”. Quem se interessa pelo gênero ou quer passar a conhecer melhor como é uma batalha de Slam, não pode perder esta oportunidade.
O evento será apresentado pelos educadores do BEC Fenix Fnky e Poeta Pé de Feijão, terá participação da Mestra Nagô, educadora de Capoeira da unidade e do grupo de dança de rua H2’OZ.
Mais sobre o Slam
Este gênero literário foi criado nos Estados Unidos na década de 1980 e tem se disseminado no Brasil desde 2008, como expressão artística muito utilizada pelos jovens para reivindicar seus lugares de direito na sociedade.
A proibição de adereços cênicos e de música visa fazer com que o poeta cative a plateia usando apenas a palavra, sua performance e seu corpo.
O CEU José Saramago fica na Av. João de Andrade, 1455, Jardim Santo Antônio, Osasco