Foi com grande alegria que Maria do Carmo Peixoto Moura – a dona Carmem – dirigiu-se a um dos polos de vacinação contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (dia 22). Com 64 anos, finalmente havia chegado sua vez de tomar a primeira dose do imunizante. “A mão da menina parecia uma luva, de tão leve, quando vi já estava vacinada”, comemora. “Foi tudo maravilhoso, um ambiente muito bom, atendimento rápido e organizado. Barueri faz um trabalho ótimo!”, elogia a munícipe.
A imunização de dona Carmem coincidiu com outro marco nessa campanha: a cidade chegou às 50 mil doses aplicadas durante o feriado de Tiradentes, no dia 21. Na verdade, já até ultrapassou: até o feriado foram aplicadas exatamente 50.262 vacinas. Desse total, 32.379 referem-se à primeira dose e 17.883 à segunda dose.
“É gratificante para nós proporcionar esse momento, ser instrumento para que isso aconteça e poder fazer parte disso tudo”, descreve a técnica de enfermagem Luciana Santos, que está atuando nos polos de vacinação e presencia diariamente a alegria das pessoas que recebem a proteção. “Todas as pessoas que são vacinadas ficam muito felizes”, conta.
Remessas
Até esta quinta-feira Barueri recebeu, ao todo, 17 remessas de vacinas contra a Covid-19, das quais quatro de AstraZeneca (13.440) e 13 de CoronaVac (44.388), totalizando 57.828 doses.
A primeira remessa chegou no dia 19 de janeiro, trazendo 3.960 doses de CoronaVac e dando início à campanha no município, começando pelo primeiro grupo: os profissionais de saúde. No dia 4 de fevereiro começou a imunização dos idosos, partindo das pessoas com mais de 90 anos, graças à chegada de 3.460 doses no dia anterior.
Já o último lote entregue, também de CoronaVac, chegou na quarta-feira (dia 21), dando início à vacinação de pessoas com 64 anos.
Também é considerado um avanço na campanha o adiantamento da imunização das forças de segurança, em 5 de abril, e dos profissionais da educação, em 10 de abril, conforme determinado pelo governo do Estado.
Na coletiva do último dia 20, o governo estadual informou que mais grupos prioritários terão sua vacinação adiantada, como é o caso das pessoas com Síndrome de Down, pacientes transplantados e pacientes renais em terapia, com imunização programada para o dia 10/05; e dos trabalhadores do sistema metroviário e ferroviário de São Paulo que atuam na linha de frente a partir de 11/05. Também serão vacinados motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do Estado a partir do dia 18/05.
Lembrando que os munícipios dependem totalmente do envio de doses para cumprir tanto o calendário estipulado pelo Estado quanto o quantitativo de pessoas pertencentes a cada grupo.