O Setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) realizou em junho uma formação de 10 módulos sobre o Manual Esfera para integrantes da Comissão de Direitos dos Imigrantes e Refugiados da OAB/SP, Comissão de Direitos Humanos da OAB/Osasco e profissionais de outras áreas da gestão pública municipal como saúde e segurança pública.
Segundo a presidente da OAB/Osasco, Dra Maria José Bonetti, a OAB, através do frei Luciano, gestor geral da Fraternidade – Humanitária (FFHI), tomou conhecimento sobre o Projeto Esfera e imediatamente vislumbrou-se a possibilidade de realizar o treinamento para os integrantes das comissões ligadas aos direitos humanos.
Durante a formação, que aconteceu de forma online, e contou com a participação de 21 pessoas, foi apresentado o conteúdo do Manual Esfera, seus capítulos essenciais e os capítulos técnicos, e uma abordagem para a aplicação das Normas Esfera em Cenários Urbanos. Também foi apresentado o serviço realizado pela Fraternidade – Humanitária (FFHI) e o legado de uma década de Missões Humanitárias em diversos países do mundo, sua atuação no estado de Roraima e no Alojamento de Trânsito em Manaus (ATM) com migrantes e refugiados venezuelanos.
“Este treinamento é muito relevante para a OAB porque um dos papeis da nossa instituição é promover a diminuição das desigualdades. Para a nossa Comissão dedicada à defesa dos direitos de migrantes e refugiados, abriu muitas perspectivas e possibilidade de novos horizontes. Somos muitos gratos a toda a equipe que realizou este treinamento”, destaca a Dra Maria José.
Manual Esfera
Com uma abordagem dos princípios da qualidade e da responsabilidade em respostas humanitárias, o Manual Esfera traz orientações essenciais para que todas as pessoas afetadas por uma catástrofe ou conflito, tenham o direito de viver com dignidade e receber ajuda humanitária.
A Fraternidade – Humanitária (FFHI) é ponto focal do Sphere (Genebra) no Brasil, e desde janeiro de 2021, tornando-se um ponto de convergência de indivíduos e organizações que desejem implementar as orientações Esfera nas suas atividades de assistência, em situações de resposta humanitária no Brasil.