Pode ser que logo a oposto do Brasil e do Osasco Vôlei venha festejar publicamente a absolvição. No entanto, mesmo que isso aconteça o estrago está feito e Tandara não tem como reparar o escândalo olímpico. Ela se junta a outros atletas que tombaram sob o antidoping.
Ouro no Rio 16, a judoca Rafaela Silva foi pega em exame nos Jogos Pan-americanos de 2019 e para dois anos de exclusão -banida dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além disso, passou pela humilhação de ver a Corte Arbitral do Esporte retirar dela as medalhas de bronze individual e por equipe do Mundial 2019.
A regra antidopagem é inapelável: atleta de alto rendimento é responsável pelo corpo e fim de conversa. No caso da judoca medalha de ouro no Rio, flagrada com Fenoterol que a defesa lutou para justificar como acidente, contato cruzado (indireto) durante o Pan de Lima. Também em 2016, a nadadora Etiene Medeiros foi pega com o mesmo Fenoterol.
No levantamento de peso o Brasil teve baixa de Fernando Saraiva em Tóquio – testou Hormônio do Crescimento em junho. A uma semana do embarque para os Jogos Olímpicos, o tricampeão pan-americano foi abortado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem.
Outro banido de Tóquio, o nadador André Calvelo cumpre quatro anos de suspensão por anabolizante; de volta ao atletismo, a lista de doping tem ainda Wagner Montanha no lançamento do martelo.
Tandara
Celebridade do esporte e principal nome do vôlei de Osasco, a oposto Tandara Caixeta é o doping da vez. Desde o último dia 6 que o esporte nacional sente esse baque: seleção brasileira pronta para as semifinais em Tóquio e vendo a atacante banida. Teste realizado em julho durante apronto olímpico no Rio de Janeiro e que fere a imagem da estrela mundial – deu substância anabolizante. Anúncio feito, Tandara é sumariamente degolada da seleção, expulsa da Vila Olímpica para retorno imediato ao Brasil.
Sim, a oposto não veste mais a camisa de Osasco e já amarga com a seleção após o vexame olímpico – o técnico José Roberto Guimarães convoca catorze para o Sul-americano da Colômbia, as jogadoras se apresentam segunda-feira agora em Saquarema e, fato, Tandara sabe que estaria nessa.
Ela foi pega com Ostarine, substância que dá ganho de massa muscular. Esse mesmo anabolizante foi o nocaute da boxeadora Flávia Figueiredo, sargento do Exército e nome fortíssimo do Brasil para o Pré-Olímpico, sendo também apontada com favoritismo para Tóquio na categoria 75kg.
Flávia foi enquadrada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem num teste surpresa em janeiro, o resultado foi divulgado em abril e fechando o ringue para ela – afastada de tudo. E há outra ocorrência com Ostarine: Fernanda Raquel é do lançamento do disco, fez teste em maio, resultado no início de julho. Ela estava garantida para Tóquio mas sob julgamento. Havia conquistado índice olímpico em abril mas o doping a baniu da delegação.
Quando um teste dá positivo, a Autoridade Brasileira de Antidopagem verifica se o atleta tem permissão para uso da droga. No caso de Tandara, não. Então, a ABCD reportou a ocorrência para Confederação Brasileira de Vôlei, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Olímpico Internacional, Federação Internacional de Vôlei e Agência Mundial Antidoping.
A defesa da jogadora divulga que a contaminação foi acidental e a contraprova já deve ter sido feita; caso não, Tandara acaba aceitando a degola como ace cravado. Agora, feita a contraprova com o resultado não correspondendo ao do primeiro, então a oposto vira o jogo.
Enquanto batalha diretamente no caso, a defesa pede audiência especial no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem com o objetivo de garantir direito de trabalho da atleta – mas é um processo lento, conflitante e até humilhante.
Quanto a pena, parte de advertências a alguns meses, daí para até quatro anos de suspensão. Enquanto isso, segue a lei rigorosa da antidopagem: Tandara não pode sequer ir treinar no Liberatão de Presidente Altino.
É uma pena minha jogadora favorita.
Força tudo vai dá certo …
Minha tbem..a nossa Pttybul
Por que usarem substâncias proibidas pois serão pegos e o que ganharem não será justo com os outros competidores
Essa substância e usada para controle da menstruação, (para retardar ou acelerar ) assim impedindo que mestre no período de competiçoes com jogos com datas curtas entre um jogo veviutro
Todo mundo sabe que tem, que há muitos atletas que tá na cara que usam ou já fizeram uso na construção e manutenção do seu corpo de atleta e simplesmente não conseguem pegar pois o atleta é muito bem orientado…Na minha ótica deveriam liberar o uso de certas substâncias sim, porém sempre com o acompanhamento de uma junta médica especialista no assunto…Isso evitaria ou faria diminuir o uso indiscriminado e sem um acompanhamento profissional adequado, o que pode vir a ser ruim para a saúde do atleta, a final na grande maioria das situações a diferença entre o remédio e o veneno, está na dosagem…
Cagando p boca pow, isso é sabotagem se confirmado tem q ser punida!
Se é proibido é pq é ilicito, brasileiro tem essa mania do jeitinho de sempre por isso vc está falando isso
Tu tem formação Acadêmica na Área de Esportes ou de Saúde? Eu tenho e te digo: se liberar, vai piorar de um modo, que certamente sairá do controle! Pois fazem isso pela Fama e pelo dinheiro, e o atleta que se ferre, com a saúde! Visto que os atletas, em média, participam de duas ou no máximo três Olimpíadas e já são considerados idosos e serão substituídos por outros, que estarão dispostos a “se sacrificar”, pela Fama!
Todo atleta de alto rendimento acaba tendo de tomar algum remédio os treinos são extremamente desgastantes. Já aconteceu inúmeras vezes da utilização acidental de algum composto proibido!!!O atleta não é farmacêutico pra identificar. É uma atleta de excelência e irá superar. Força guerreira
Aí é ingenuidade demais! Hehehehehe
É difícil tu chegar na Farmácia e comprar algo controlado, sem o receituário, e mais, o Atleta sabe que não pode tomar nada por conta própria, sem a orientação do Médico da Equipe ou do clube! Essa de que foi “acidental”, não me engana mais!
Meu querido Edson Lau, vá procurar o que fazer, ok? Você só é, mais um formado em Achologia. Procure algo útil ao invés de ficar dissiminando as suas débeis ideias. Grande abraço.
“Pode ser que logo a oposto do Brasil e do Osasco Vôlei venha festejar publicamente a absolvição. No entanto, mesmo que isso aconteça o estrago está feito”
Se ela se provar inocente isso se apaga sim, claro. Na verdade, mostra o quanto esse processo é lento.
Tem muitos que tem é inveja dela, pelo lugar que ela está. Vamos deixar terminar o processo para avaliar. Não vamos primeiro julgar quando um processo ainda nem terminou, não foi dado causa a nenhum.
Sabem do risco , não vem com está história de acidental !
Manuel, não venha com essa história de eu sei de tudo, ok?… Vá se informar sobre quem é Tandara Caixeta, antes de emitir suas “inteligentes” opiniões. Abraço
O pior resultado disso foi o Brasil perder a medalha de ouro pros Estados Unidos. Sem querer diminuir as substitutas — afinal TODAS elas foram guerreiras até o fim e dignas dos nossos aplausos e reconhecimento!! –, mas o caso da Tandara desestabilizou bastante o time para encarar as americanas. Seja como for, condenada ou absolvida, temos MUITO a agradecer a nossa atleta, que ajudou a seleção a chegar aonde chegou. Valeu, Tandara! Valeu, meninas, vcs TODAS nos orgulharam muito!
O banimento destas drogas tem or objetivo proteger os atletas fisicamente e mentalmente. Há um serie de efeitos colaterais que impactam a vida dos individuos mesmo após eles interromperem o uso. Melhorar o desempenho é apenas um dos efeitos, e o acompanhamemto medico nao é capaz de predizer os efeitos a longo prazo. Eu sou adimirador da Tandara e acredito que com o talento natural dela nao haveria necessidade desta controvérsia.
Humilhante, humilhação… Pra que repetir tantas vezes, vai que foi acidental e sendo ela inocente não precisava ter tantos dedos apontando pra ela.
O importante é que ela não está sozinha, ainda que o resultado seja ruim para nós, ela será sempre Thandara, a nossa campeã, e nos acreditamos que essa tempestade vai passar, e ela vai sair fortalecida.
Sou muito fã da Tandara. Uma atleta maravilhosa. Eu acredito que foi sim, acidental. Continuarei torcendo pra tudo passar e ela voltar pra quadra.
Força Tandara.
A lei brasileira é uma merda por isso que tem atletas que preferem sair do Brasil pra si ajutam em outro país quando um brasileiro é pego em doping eles não tão nem aí querem que os atletas si fodam isso q é a verdade eles só pensam neles .
Vocês que são presidente de esporte vocês tem que criar vergonha na cara ir ajudar seus atletas só é atletas de vocês quando ganham alguma coisa seis merdas
Não mais. Temos Rosa Maria, Tandara e Natália nunca foram decisivas na Selecao. Eternas promessas. Em clubes elas vão bem.
Enquanto isso o “dopping” legalizado de homens disputando com mulheres, é autorizado.
Porque aí pode se entupir de hormônios…
Muito “honesto” ficaram os esportes de alto nível.
Disputa de igual para igual…hipocrisia é o nome??
Tudo palhaçada. Nada se compara,nem de longe,o que a Rússia fez. No entanto,deram um jeitinho e ela disputou com um pseudônimo de comitê russo. O que $erá que aconteceu?? $$$$$$$$
Hipócrisia sem fim,tou pra ver atleta de alto rendimento que não toma substâncias.Todoa sabem,e ficam pegando nesses substâncias menores pra dizer que fazem antidoping.