A Organização da Sociedade Civil (OSC) ‘Associação Espírita de Cotia – Atitude de Amor’, mantida por meio de uma parceria com a Prefeitura de Cotia, está entre as entidades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que garantem atendimento e interatividade com idosos desde o início da pandemia da covid-19, quando as atividades presenciais precisaram ser suspensas e o grupo de idosos atendido ficou isolado em suas casas. O serviço foi adaptado e o atendimento passou a acontecer via Whatsapp, canal por onde são enviados vídeos de atividades gravados pelos facilitadores da OCS.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende idosos com idade a partir de 60 anos, todos estão acompanhando as atividades socioeducativas de forma remota. No caso dos poucos idosos sem conectividade, o acompanhamento é feito por ligação telefônica semanal e, quando necessário, o atendimento é feito de forma individualizada com todos os protocolos de proteção contra a pandemia, também são entregues materiais utilizados na prática do artesanato, como forma de manter os idosos ativos e animados.
“Sabemos que muitos idosos ficaram tristes, mais sozinhos, pois a família teve que se afastar um pouco por conta da pandemia, então, ainda que por telefone, o atendimento e o acolhimento tiveram continuidade e não podem parar”, disse Mara Franco, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social.
A dona Iraci Mendes da Silva está entre os idosos que participam da ‘Atitude de Amor’ e disse que o contato com o grupo de Whatsapp está sendo muito importante durante a suspensão das atividades presenciais. “[O grupo] significa muito pra mim, se não fosse esta turma eu tinha ficado tantã, com pânico [sic]”, disse emocionada. “Eu falei pra minha filha que se não fosse o Whatsapp eu tinha ficado doida, a minha filha trabalha e não pode ficar falando comigo o tempo todo, no grupo, não, a gente conversa o tempo todo”, completou dona Iraci.