Por Simone Carvalho
No último domingo, 1 de maio, aconteceu no Parque Chico Mendes no City Bussocaba, o grande Encontro dos Povos Indígenas de Osasco e Região, uma realização da Secretaria Executiva de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (SEPPIR) da Prefeitura de Osasco, da Associação Pankararé e do CIMI – Conselho Indigenista Missionário através do Fórum Inter Setorial Indígena de Osasco. A confraternização contou com a presença de mais de mil pessoas e teve apoio do Mercado Lopes e do Osasco Plaza Shopping.
O cerimonial foi composto pela Presidente da Associação Pankararé, etnia anfitriã, Josileide Xucurú-Cariri; Rafael do CIMI-Conselho Indigenista Missionário e Simone de Carvalho – Diretora de Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais da Secretaria Executiva de Promoção de Políticas da Igualdade Racial.
O dia era de celebrar o encontro com os parentes, mas ao mesmo tempo o microfone foi usado para declarar não ao PL 490 que visa demarcação temporal das terras indígenas, algo impensável pois toda terra no Brasil é indígena e o Direito sobre a Terra já está previsto na Constituição Federal de 05 de outubro de 1988.
O evento contou com a presença de 22 etnias: Pankararé; Kiriri; Wassú Cocal; Pankararú; Guarani Nhandewa e Mbyá; Kariri Xocó, Fulni-ô; Payaya; Xucuru Kariri; Kaimbé; Potiguara; Kaiapó; Xacriabá; Pataxó; Trumai; Pankará; Borum krekemon; Aymara da Bolívia; Queychua do Peru; Pataxó Hã Hã Hãe; Xoklen e Atikum.
E houve um momento ímpar, o da fala das lideranças indígenas: Alaide Pankararé – Cacique do Povo Pankararé em São Paulo; Josileide Satiro Pankararé – Presidente da Associação Pankararé; Vanuza Kaimbé; Chirley Pankará Co-deputada Estadual; Renato Pankararé; Jéssica Pankararé – Assistente Social da Casai; Silvia Kaimbé – Vice Cacique do Movimento Kaimbé em São Paulo; Avani Fulni-ô – Presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas; Tamikuã Pataxó Hã-Hã-Hãe; Pedro Pankararé – Agente de saúde indígena de Guarulhos; Clarice Pankararu – Presidente da Associação S.O.S. Pankararú; Máximo Wassu Cocal; Wera Guarani Mbya; Awae Trumai; SPDM; Jibran Patti SPDM; Netuno Borum krekemon; jovem poeta Caynã Pankararú; Graciana Atikum entre outros.
Outro momento ápice foi o da fala da Secretária Amanda França: “É com muita alegria que com o aval do nosso Prefeito Rogério Lins e apoio do nosso Secretário do Meio Ambiente, Fabio Grossi, anuncio que a cidade de Osasco vai ganhar o seu Centro de Referência Indígena e que ele será aqui no Parque Chico Mendes! ”