A partir de quinta, 16, os moradores do Rochdale em Osasco já podem contar com o Fábrica 4.. O local oferece atividades culturais como, por exemplo, a oficina LiteraFunk: o funk como polo literário, realizada no dia 29 de junho, às 14h, pela equipe de Biblioteca, que buscará demonstrar os conceitos e variações do Funk. A oficina é indicada para jovens de 10 a 14 anos. Entre junho e julho, crianças e adolescentes já poderão participar das 38 atividades da ação Oficina de Férias, que contará com 435 vagas. A unidade funcionará de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos finais de semana e feriados, das 12h às 17h.
A Fábrica de Cultura 4.0 Osasco contará com a estrutura do Programa, que inclui serviço de biblioteca e salas para atendimentos de ateliês de criação e trilhas de produção. A unidade Osasco oferecerá em seus 1.200m², durante o 2º semestre, 15 Ateliês de Criação (325 vagas), 8 Trilhas de Longa Duração (155 vagas) e 4 Trilhas de Curta Duração (70 vagas), com inscrições abertas a partir da inauguração, além das atividades culturais.
O foco das atividades da unidade é a tecnologia e os seus desdobramentos (games, artes digitais, robótica, projeto maker, drones, modelagem impressora 3D). Contudo, também serão oferecidas diversas atividades culturais e de formação (ateliês de criação e trilhas de produção) nas áreas de teatro, dança, foto e vídeo, e artes visuais.
“A Fábrica de Cultura Osasco poderá marcar uma nova referência no lado norte da cidade, sendo um complemento ao que já existe em termos de produção e fruição cultural. Nosso trabalho é fortalecer grupos já existentes no território e despertar novos grupos para que eles tenham na Fábrica uma possibilidade de desenvolver seus saberes em outras vertentes da produção cultural”, diz Nair Dias dos Santos Souza, gerente da Fábrica de Cultura 4.0 Osasco.
“Aqui na Fábrica da Cultura não vamos promover somente a cultura, vamos promover a economia criativa. Vamos formar jovens para ter emprego, ter uma vida digna e um futuro melhor”, disse Rodrigo Garcia, governador do Estado.
Para permitir o acesso e a participação das pessoas nas atividades, a Fábrica de Cultura 4.0 Osasco oferece instalações adaptadas, biblioteca, espaço 4.0 e muitos eventos. Algumas programações culturais terão tradução em Libras, tanto em atividades virtuais como presenciais, visando aquecer a demanda de profissionais que trabalham com inclusão e a participação de públicos com deficiência.
Ela fica na Rua Santa Rita, s/n°, Bairro Rochdale (Esquina com a Rua Niterói).
Parabéns pelo trabalho Rogério lins
nota 1000