A Câmara de Osasco aprovou oito moções e dois projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (21). Um dos destaques é a proposta sobre reaproveitamento de água em prédios da cidade.
O projeto é de iniciativa do vereador Zé Carlos Santa Maria (Patriota), que cria normas para regulamentar a conservação, o uso racional e o reaproveitamento das águas em edificações privadas.
O objetivo da proposta é evitar o desperdício de água, que é bastante comum nas cidades brasileiras. No caso de Osasco, a situação não é diferente e tende a ficar pior, devido ao crescimento nas construções de novos prédios e à falta de normas municipais sobre reaproveitamento dos recursos hídricos nos edifícios privados.
Para Santa Maria, criar uma norma específica que garanta o uso racional da água será fundamental para evitar o desperdício de água e colaborar com o meio ambiente.
O parlamentar também acredita que a medida vai refletir de forma positiva no bolso dos moradores e condôminos, ao gerar redução na tarifa de água por conta da queda no consumo.
O projeto prevê soluções como o reuso da água, a captação das águas das chuvas para reaproveitamento, assim como a perfuração e manutenção de poços artesianos, dentre outras alternativas.
A matéria passou em segundo turno e agora segue para a análise do prefeito Rogério Lins (Podemos), que poderá sancionar ou vetar.