Fake Foods: mentiras gastronômicas deliciosas que te contam por aí

Alexandre Frassini Colunistas Correio Gastronômico Destaque

Nesse mundo midiático, cheio de profetas em forma de influencers e sábios mestres de tik tok, o que mais se encontra são mentiras em forma de verdades. No mundo das coisas da cozinha também não é diferente. Estamos rodeados de Fake Foods. Mas isso não é novidade para uma geração que aprendeu que Manga com Leite mata ou que comer em frente ao espelho entorta a boca, não é mesmo?

Mesmo assim, nessa coluna vamos desmistificar algumas delas. Surpreenda-se!


Paletas Mexicanas

Ah! essas deliciosas Paletas Mexicanas, devem fazer o maior sucesso no México, né? Na realidade, Paleta significa Picolé e lá no México é vendido normalmente como o nosso, como suco de frutas congelados, ou seja Paletas são Picolés de Frutas comuns. O Brasileiro deu uma incrementada na receita com cremosidade, recheios e muita criatividade. Ou seja, a Paleta Mexicana é na realidade Brasileira e o sucesso foi tanto que existe uma marca no México que se chama Paleta Brasileña.


Pão Francês

Imagina que você está em Paris e pede um Pão Francês. Provavelmente vão rir da sua cara, pois todos os pães que tiverem no estabelecimento são franceses. Mas o Pãozinho Francês que você está procurando, não vai achar por lá. O Pão Francês que compramos na Padoca, é uma receita Brasileira e foi criada pela elite endinheirada do século 19, que se inspirava nas receitas vindas da França e criaram a receita básica feita de farinha, água, fermento, sal e é acrescentado a ele, açúcar e gordura. Provavelmente essa receita devia enfartar um Chef Francês da época.


Bife à Parmegiana

Ah! Itália e suas receitas deliciosas. Imagina que você está num restaurante em Parma e claro, pede um delicioso Bife à Parmegiana. Sinto te informar, mas o mais próximo que você vai chegar do prato que conhecemos é uma Berinjela coberta com Molho e Queijo. Essa é mais uma receita brasileira e provavelmente ganhou esse nome por ser coberto com o Queijo Parmesão. O mais legal desse prato é que a receita tradicional deve-se fazer o Bife à Milanesa antes de colocar o molho e o queijo e o Bife a Milanesa, esse sim é genuinamente Italiano.


Torta Holandesa

A irresistível Torta Holandesa foi criada na cidade Holandesa de Campinas. Opa, peraí! Essa é outra criação Brasileira. Sim, a Chef Silvia Leite criou uma torta para lembrar da época que viveu na Holanda e colocou para vender no Café que tinha na cidade do Interior Paulista. A verdadeira Torta Holandesa é bem diferente da nossa e é de Maçã.


Crepe Suíço
Oi?? Essa é uma das maiores mentiras do mundo Gastronômico. Um estrangeiro veio ao Brasil nos anos 80 e criou uma máquina de fazer Crepe e popularizou ela em todo o País. O estrangeiro era Russo. Vai entender!

Pastel de Belém

Quer brigar com um Português é falar que vai comer Pastel de Belém no Brasil. Pastel de Belém só é vendido numa loja especifica em Belém, bairro tradicional de Lisboa. O que comemos aqui é uma Pastel de Nata semelhante ao original.

Podíamos falar de vários outros casos interessantes, como o Molho a Bolonhesa que não existe em Bolonha, o Arroz a Grega que não tem nada a ver com a Grécia, o Arroz de Braga que a cidade de Braga em Portugal nunca viu, o Lanche Americano que Americano nem sonha que existe ou o tradicional Beirute que nunca foi do Líbano. Esses são só alguns exemplos que se você pesquisar vai adorar conhecer suas curiosidades. Na realidade, a Culinária Brasileira é muito criativa e apesar dos nomes serem Fakes, o resultado é delicioso, vide os sabores de nossas Pizzas inimagináveis aos Italianos ou mesmo do Cachorro-Quente de Osasco quem põe no chinelo, o tradicional Lanche Americano.


Aliás, a nossa Cozinha é a melhor do Mundo e não tem pra ninguém. E isso não é Fake, isso é Fato!
Até a Próxima Pessoal!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *