Carapicuíba recebe projeto que busca combater a violência contra crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual

Capa Cidades

 Promovido pelo Instituto Jô Clemente (IJC), o projeto ‘Inclusão, mais que um direito’ tem como objetivo capacitar profissionais para identificar e intervir em situações de violação de direitos desse público 

São Paulo, 25 de abril de 2024 – O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Doenças Raras e Transtorno do Espectro Autista (TEA), promoverá, entre os dias 2 e 29 de maio, novos encontros do projeto “Inclusão, mais que um direito!”, que conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) concentra uma população de cerca de 4,7 milhões de pessoas com ao menos uma deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/ Censo 2010). Desse total, quase 240 mil têm até 17 anos e estima-se que a taxa anual de violência a esse grupo é 1,7 vezes maior do que as pessoas que não têm deficiência.

O projeto, em andamento em 12 municípios, tem como objetivo capacitar 600 profissionais da rede de proteção e defesa de direitos, para identificar e intervir em situações de violência e violação de direitos contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Ao todo, serão quatro encontros com palestras e um seminário nas cidades de Carapicuíba, Diadema, Embu das Artes, Francisco Morato, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Santo André, Suzano e Taboão da Serra. Cada município foi selecionado de acordo com a sua importância territorial e populacional, além da complexidade na oferta de serviços e implementação de políticas públicas direcionadas às pessoas com deficiência intelectual.

“Esses encontros buscam fortalecer a capacidade dos profissionais da rede de proteção e defesa de direitos, promovendo uma cultura de respeito, inclusão e combate à violência contra as crianças e adolescentes com deficiência intelectual”, destaca Daniela Mendes, Superintendente geral do Instituto Jô Clemente (IJC).

Desenvolvido em quatro módulos, os encontros abordarão os seguintes temas: “deficiência: um convite para conhecer as diferenças”; “deficiência intelectual”, “crianças e adolescentes: história, cultura e contextos atuais”, “família e seus contextos”, “violação de direitos contra crianças e adolescentes com deficiência”, “prevenção à violência”, “introdução à política pública e legislações” e “trabalho em rede: enfrentamento e prevenção”. A capacitação conta ainda com um seminário no qual é feita uma análise da realidade municipal voltada para o tema.

De acordo com a coordenadora da área de Defesa e Garantia de Direitos do Instituto Jô Clemente (IJC) Deisiana Paes, “durante a formação, existe uma oportunidade para discutir e refletir sobre as políticas e serviços existentes no município, de forma que os profissionais de diversos setores da cidade possam ampliar o conhecimento e garantir os direitos das crianças e adolescentes com deficiência intelectual e, assim, fomentar novas políticas públicas de inclusão social e prevenção à violência”.

Serviço

“Inclusão, mais que um direito!” – Carapicuíba

Datas: 02/05 (3º encontro), 09/05 (4º encontro) e 29/05 (seminário)

Horário: 08h às 12h

Local: Auditório do Centro de Educação, Esporte, Arte e Cultura (CEEAC) (antigo Centro Social Urbano (CSU) Ariston), localizado na Rua Lizarda, 6, Cidade Ariston Estela Azevedo, Carapicuíba – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *