Homem é agredido e morto a tiros por PMs durante abordagem em Barueri

Cidades Destaque

Um homem de 26 anos foi agredido e morto a tiros por dois policiais militares no sábado (15), durante uma abordagem em Barueri, na Grande São Paulo. O caso ocorreu por volta das 17h15 na Avenida Petrobrás, próximo à Rodovia Castello Branco, e foi registrado por motoristas que passavam pelo local.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os policiais foram afastados de suas funções.

O que aconteceu

Lucas Almeida de Lima estava ajudando um amigo a consertar um carro quando uma viatura da Polícia Militar se aproximou. De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes consideraram a atitude suspeita e, ao se aproximarem, Lucas correu.

Vídeos mostram um dos policiais imobilizando Lucas enquanto o outro o agredia com socos e chutes no estômago. A violência continuou na calçada, onde os PMs tentaram contê-lo. Em determinado momento, Lucas segurou a arma de um dos agentes, e o outro policial disparou três vezes contra ele. Socorrido ao pronto-socorro do Parque Imperial, Lucas não resistiu.

Os policiais alegaram que o jovem resistiu à abordagem, entrou em luta corporal e tentou pegar a arma de um dos agentes.

Versão da família

O dono do carro confirmou que Lucas apenas o ajudava com o problema elétrico e que correu sem motivo aparente ao ver a viatura. Ele garantiu que o jovem não tinha envolvimento com o crime.

A mãe de Lucas, Edileusa, afirmou que ele era trabalhador e nunca teve problemas com a polícia. “Era um menino ótimo, não merecia isso. Fizeram de maldade. Ele só correu porque ficou com medo”, disse.

Resposta da SSP

A Polícia Militar abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) e afastou os agentes enquanto o caso é investigado. A Polícia Civil também instaurou um inquérito.

A SSP destacou que a PM não compactua com desvios de conduta e adota punições rigorosas quando há irregularidades. Segundo a pasta, 295 policiais foram expulsos desde o início da atual gestão, e as mortes decorrentes de intervenção policial caíram em janeiro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *