Programa Nossa História em sua 218ª edição homenageia o médico José Amando Mota

Capa Política

Na celebração do Dia do Médico, a solenidade de Hasteamento de Bandeiras foi realizada na Câmara Municipal na quinta-feira, 16 de outubro.

Com uma vida dedicada à medicina e ao serviço público e indicado à homenagem pela atuante vereadora Lúcia da Saúde, a Bandeira do Brasil foi conduzida e hasteada por Dr. José Amando Mota, médico, vereador em três legislaturas e presidente do legislativo osasquense no biênio 1999/2000, com destacada atuação na área da saúde e também, Coordenador do Centro de Referência em Diabetes da Policlínica Sul.

O currículo daquele que é um profissional da saúde competente e conceituado, exímio administrador e que, em funções públicas sempre se destacou, mostra o quão importante Dr.José Amando foi e continua sendo para o osasquense e a cidade que o adotou. Seu currículo é invejável.

“Nasceu em Botucatu em 25 de fevereiro de 1953 e desde 1962 reside em Osasco. Começou sua trajetória profissional como professor, lecionando química em renomados cursinhos pré-vestibulares. Em 1979, formou-se em Medicina e, entre 1979 e 1981 concluiu sua residência médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Em seu caminho profissional, atuou como médico nos hospitais Zona Sul em Santo Amaro, Maternidade Santa Terezinha em São Paulo, Semec e Cruzeiro do Sul em Osasco, Santo Ângelo em Mogi das Cruzes, Hospital das Clínicas de Suzano e o Samaritano na capital paulista. Em 1981 ingressou como endocrinologista no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. Entre 1982 e 1983, atuou como Coordenador regional de Assistência Infantil pela Fundação de Saúde de Osasco. Na mesma época assumiu a direção do Posto de Saúde do Jardim Piratininga, cargo que exerceu até 1992. Aprovado em concurso público estadual, passou a atuar na rede de saúde de São Paulo, com exercício no Hospital de São Mateus.

Na sequência, retornou a Osasco, onde assumiu o cargo de Diretor Técnico do Escritório Regional de Saúde do Estado de São Paulo, onde contribuiu sobremaneira com o fortalecimento das políticas públicas de saúde em toda a região.

Na vida pública, Dr. José Amando Mota elegeu-se por três mandatos consecutivos a vereador de Osasco, entre 1997 a 2008. No legislativo foi vice-presidente da Casa de Leis entre 1997 e 1998 e presidente da Câmara Municipal de Osasco no biênio 1999/2000. Nos anos de 2001 a 2008 presidiu a Comissão de Economia e Finanças. Em 2009 a 2011, foi presidente do Instituto de Previdência do Município de Osasco (IPMO) e, em seguida, ocupou os cargos de Secretário de Segurança e Controle Urbano e Secretário de Saúde da prefeitura de Osasco. Desde 2017, Dr. José Amando Mota é coordenador do Centro de Referência em Diabetes na Policlínica Sul, e ao mesmo tempo atua como diretor técnico da unidade, sendo ainda o responsável pelo atendimento do Programa de Obesidade na Policlínica Sul de Osasco.

Na solenidade, presenças entre outras, dos vereadores Lúcia da Sáude, Josias da Juco, Delbio Teruel e Alexandre Capriotti, do sempre deputado estadual e ex-vereador Bognar, dos ex-vereadores Jair Assaf e Toniolo e do sempre mestre e ex-secretário municipal de Osasco, professor Nélio Wanderley Próspero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *