Efetivo da Guarda de Barueri realiza Operação Cinturão Azul até o final de janeiro

Capa Cidades

Ação reforça a segurança pública, combate roubos e furtos de veículos e garante tranquilidade durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026

Meta descrição (SEO):
A Guarda Civil Municipal de Barueri realiza até o final de janeiro a Operação Cinturão Azul, com reforço no patrulhamento, combate ao crime e apoio à Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026.


O efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Barueri realiza até o final do mês de janeiro de 2026 a Operação Cinturão Azul, que tem como lema “Presença que cuida, vigilância que protege”. A iniciativa tem como objetivo principal reduzir os índices de criminalidade, com foco no combate ao roubo e furto de veículos no município.

Além disso, a operação atua diretamente no reforço da segurança pública durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026, cujos jogos estão sendo realizados na Arena Barueri, localizada no Jardim Belval.

Apoio à Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026

Neste domingo (11), por exemplo, a GCM de Barueri prestará apoio à Força de Segurança da Polícia Militar durante a partida entre Palmeiras e Remo (PA), garantindo a segurança de torcedores, atletas e moradores da região.

A atuação integrada entre as forças de segurança busca prevenir ocorrências e assegurar a ordem pública durante os eventos esportivos de grande porte realizados na cidade.

Como funciona a Operação Cinturão Azul

A Operação Cinturão Azul ocorre, geralmente, no período das 14h às 23h, com pontos de encontro estratégicos e preleções operacionais antes do deslocamento das equipes para as áreas de atuação.

O trabalho inclui:

  • Patrulhamento preventivo e ostensivo;
  • Abordagens a suspeitos;
  • Vistoria de veículos;
  • Aumento do número de viaturas, com giroflex acionado em praças e pontos estratégicos;
  • Contato direto com comerciantes e moradores, ouvindo demandas e fortalecendo a presença da GCM nos bairros.

Resultados da operação

Durante ação realizada na quinta-feira (8), sob o comando do inspetor Tony, a operação contou com:

  • 22 viaturas;
  • 60 novos GCMs no efetivo;
  • 68 pessoas averiguadas;
  • Dois indivíduos detidos;
  • 25 veículos vistoriados;
  • Apreensão de dinheiro.

Ainda durante a operação, a GCM abordou um indivíduo envolvido com tráfico de drogas, localizando 659 invólucros de entorpecentes diversos. Em patrulhamento pelo Jardim Mutinga, outro indivíduo procurado pela Justiça também foi detido.

Segurança reforçada em Barueri

A Guarda Civil Municipal de Barueri reforça que a Operação Cinturão Azul seguirá até o final de janeiro, intensificando ações preventivas, ampliando a sensação de segurança e contribuindo para a redução da criminalidade em toda a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *