Evento promovido pela Prefeitura reforça o combate à transfobia e incentiva o respeito às identidades trans e travestis
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, promove no dia 29 de janeiro de 2026 (quinta-feira) a 5ª edição da Semana da Visibilidade Trans. O evento acontece das 9h às 11h, na sede da Secretaria, localizada na Avenida Sebastião Davido dos Reis, 756, Vila Porto, e é aberto ao público.
Com o tema “O Respeito TRANSforma!”, a iniciativa integra as ações em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado na mesma data, e tem como objetivo ampliar o diálogo, a conscientização e o enfrentamento à transfobia, além de valorizar as identidades de pessoas trans e travestis.
Evento é voltado à comunidade e à rede de atendimento
A programação é destinada a homens e mulheres trans, travestis, integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, profissionais da rede de atendimento, representantes de empresas que participam do Selo Social Empresa Amiga da Mulher, além de cidadãos interessados na pauta da diversidade e dos direitos humanos.
Segundo a organização, a Semana da Visibilidade Trans busca fortalecer políticas públicas de inclusão e promover espaços mais seguros, respeitosos e igualitários, tanto no poder público quanto na iniciativa privada.
Dia Nacional da Visibilidade Trans
O 29 de janeiro tornou-se um marco histórico no Brasil após o ato realizado em 2004, no Congresso Nacional, durante o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, promovida pelo então Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Desde então, a data simboliza a luta contra a transfobia e a defesa da dignidade e dos direitos das pessoas trans e travestis.
Conscientização e respeito às identidades de gênero
Com o lema “O Respeito TRANSforma!”, a edição de 2026 da Semana da Visibilidade Trans em Barueri propõe atividades educativas e informativas sobre o movimento trans, reforçando a importância do respeito às identidades de gênero, da empatia e da construção de uma sociedade mais inclusiva e plural.
A ação reafirma o compromisso do município com a promoção da diversidade, da igualdade e dos direitos humanos, fortalecendo o debate e a visibilidade das pautas trans no âmbito local.

