Dia D de combate à dengue mobiliza moradores do Jardim Audir

Capa Cidades

Ação reuniu equipes da saúde e reforçou a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Barueri realizou, no último sábado (21), o Dia D de combate à dengue no Jardim Audir. A mobilização, promovida pela Secretaria de Saúde com apoio de outras secretarias e da Diretoria Técnica de Controle de Zoonoses, teve como foco conscientizar a população e intensificar as ações de prevenção.


Mobilização e orientação

Durante a manhã, foram distribuídos materiais informativos aos moradores. Já no período da tarde, equipes realizaram visitas domiciliares com orientações e vistorias nos imóveis da região.

A ação integra um conjunto de medidas contínuas de enfrentamento à dengue no município, que incluem visitas regulares dos agentes de combate às endemias.


Combate ao mosquito

Durante as inspeções, os agentes identificaram possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como:

  • Vasos de plantas
  • Calhas entupidas
  • Pneus
  • Caixas d’água destampadas
  • Piscinas sem manutenção

A orientação é eliminar qualquer recipiente que acumule água parada, principal ambiente de reprodução do mosquito.


Sintomas e prevenção

A dengue pode causar sintomas como:

Febre
Dor de cabeça
Dores no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos

Em casos mais graves, a doença pode evoluir e exigir atendimento médico imediato.

A recomendação é procurar uma unidade de saúde ao apresentar qualquer sintoma.


Ação contínua

A mobilização reforça a importância da participação da população no combate à dengue, já que a prevenção começa dentro de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *