BEEM conecta estudantes dos 2º e 3º anos da rede estadual a empresas; governo subsidia bolsa-auxílio e seguro durante seis meses.
Estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio técnico da rede estadual em Osasco podem se cadastrar no Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), iniciativa que conecta jovens a oportunidades de estágio supervisionado em empresas.
O programa foi apresentado durante mais uma edição do Café com Empregadores, realizada na quarta-feira (2), no Espaço Cultural Grande Otelo. O encontro reuniu empresários e profissionais das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.
A ação foi promovida pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura de Osasco, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Governo do Estado de São Paulo.
Quem pode participar do Bolsa Estágio
O BEEM é destinado a estudantes matriculados nos 2º e 3º anos do ensino médio técnico da rede estadual paulista.
A iniciativa busca proporcionar aos jovens uma primeira experiência profissional relacionada ao curso, permitindo que os conhecimentos aprendidos em sala de aula sejam aplicados no ambiente de trabalho.
As empresas também podem participar do programa, oferecendo vagas de estágio compatíveis com a formação técnica dos alunos.
Governo subsidia bolsa durante seis meses
Durante seis meses, o Governo do Estado subsidia a bolsa-auxílio e o seguro contra acidentes pessoais dos estudantes selecionados.
As empresas participantes ficam responsáveis pelo auxílio-transporte e pelo acompanhamento profissional do estagiário.
Além de facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho, o programa pretende contribuir para a formação de novos talentos e combater a evasão escolar.
Empresas são incentivadas a oferecer oportunidades
Durante o Café com Empregadores, representantes das empresas receberam informações sobre o funcionamento do programa, as responsabilidades dos participantes e o processo de adesão.
A representante da Secretaria da Educação do Estado, Ester Prado, destacou que muitos jovens aguardam apenas uma oportunidade para iniciar sua trajetória profissional.
“São jovens que estão com sede de aprender e de ter uma oportunidade. Muitas vezes, é apenas essa oportunidade que eles precisam”, afirmou.
Segundo ela, o principal compromisso das empresas deve ser com o desenvolvimento dos estudantes e com as competências que serão levadas para toda a carreira.
O secretário de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco, Michel Figueredo, ressaltou a importância da parceria entre o município, o Estado, o CIEE e o setor empresarial para ampliar os resultados das políticas públicas de emprego.
Como fazer a inscrição no BEEM
Estudantes interessados nas oportunidades de estágio e empresas que desejam oferecer vagas podem realizar o cadastro pelo portal oficial:
Site: beem.ciee.org.br
A plataforma possui áreas específicas para alunos e empregadores, com informações sobre requisitos, funcionamento, vagas e participação no programa.

