Defesa Civil alerta para chuva forte a partir de domingo em São Paulo

Cidades Destaque

Passagem de frente fria aumenta instabilidade no estado; segunda e terça-feira exigem maior atenção para chuva persistente, raios e rajadas de vento

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para uma mudança nas condições do tempo a partir deste fim de semana. A previsão indica aumento da nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva no sábado (3), com intensificação da instabilidade a partir de domingo (4).

No sábado, as pancadas devem ocorrer principalmente durante a tarde e no interior paulista. Segundo a Defesa Civil, não há previsão de condições para tempestades severas nesse período.

Frente fria pode provocar chuva forte no domingo

A situação muda no domingo, quando a passagem de uma frente fria pelo território paulista deverá favorecer pancadas de chuva desde as primeiras horas da manhã.

Em alguns pontos do estado, a chuva poderá ocorrer com forte intensidade, acompanhada de raios e rajadas de vento. A previsão, porém, é de ocorrências localizadas.

A partir de segunda-feira (5), a atuação de um sistema meteorológico deverá manter o tempo instável em São Paulo. As chuvas poderão ser mais persistentes e apresentar intensidade de moderada a forte em determinados momentos, também com possibilidade de raios e vento.

Segunda e terça-feira exigem maior atenção

Na segunda (5) e terça-feira (6), os maiores acumulados de chuva são esperados nas regiões próximas à divisa de São Paulo com o Paraná.

A persistência das precipitações nessas áreas poderá elevar o risco de alagamentos, enxurradas, aumento dos níveis de rios e córregos e quedas de árvores, principalmente em locais considerados mais vulneráveis.

Defesa Civil orienta população

A orientação é acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os alertas oficiais durante os próximos dias.

Em caso de tempestade, a população deve evitar áreas sujeitas a alagamentos e não permanecer próxima a árvores, estruturas metálicas ou em locais abertos durante a ocorrência de raios.

Os moradores também podem receber alertas da Defesa Civil diretamente pelo celular. Para cadastrar uma localidade, basta enviar um SMS para 40199 com o CEP da região de interesse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *