Na madrugada desta quarta-feira (25), um caso envolvendo um policial militar e um jovem de 24 anos em Osasco, na Grande São Paulo, chamou a atenção. Um vídeo de câmera de segurança capturou o momento em que o policial disparou à queima-roupa contra o rapaz, que estava filmando uma ação policial. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem teria tentado tomar a arma do agente, mas isso não é evidente nas imagens registradas.
De acordo com a SSP, os policiais foram acionados para atender a uma ocorrência e, ao tentar retirar cones da rua, enfrentaram hostilidade de moradores. O vídeo mostra o momento em que a viatura chega ao local, e dois policiais descem para discutir com pessoas na rua. Um dos agentes já aparece com a arma em punho ao sair do veículo.
A situação escalou rapidamente. Após a chegada de uma segunda viatura, o jovem que seria baleado começa a gravar a cena com o celular. Nas imagens, outro policial aparece agredindo com golpes de cassetete um homem que segurava um cone. Uma mulher joga um copo de bebida no policial, aumentando a tensão.
O jovem com o celular se aproxima do tumulto e, fora do campo de visão da câmera, é atacado com um cassetete. Em seguida, o policial armado desde o início efetua o disparo contra ele. Após o tiro, os moradores tentam acalmar os ânimos.
O homem baleado foi socorrido pelos moradores e levado ao Hospital Antônio Giglio, em Osasco. A SSP confirmou o atendimento e também informou que outro homem, de 40 anos, foi detido no local.
A ocorrência foi registrada no 89º Distrito Policial de Jardim Taboão. A arma usada no disparo foi apreendida para perícia, e um Inquérito Policial Militar foi aberto para investigar o caso. A ação em Osasco levanta questões sobre o uso da força policial e a relação com os moradores locais.