Acorda Cidadão! O Mosquito da Dengue não é seu Bichinho de Estimação!

Alexandre Frassini Capa Colunistas

Como é fácil colocar as culpas nos outros né? Parece um exercício diário do cidadão brasileiro. Nada é culpa dele. E tem desculpa pra tudo. Não é mesmo?? Na Rede Social então, tudo ta mil maravilhas. A vida amorosa, a criação dos filhos, a força da família, o convívio social e por ai vai. Aquele mundinho perfeito que na realidade, em varias vezes, não passa de um espelho invertido com um reflexo que nunca enganou ninguém. O cidadão é assim. Aquele que paga escola particular para dar uma educação melhor pro filho e para em fila dupla ou na porta da garagem do vizinho, por exemplo. E tem aquele que acha que tudo é culpa do Prefeito e muitas vezes não percebe que o causador do problema é ele mesmo.

Esses dias estava cozinhando num bar na Avenida Crisântemo e de uma hora para outra desabou uma tempestade. Era um final de tarde, mas todo mundo sabe, desde Elis e Tom, que aguas de março fecham o verão. Eis que avistamos descendo pela ladeira vindo de um outro bar mais acima, vários sacos de lixos, garrafas plásticas e de vidro. Uma sujeira total que navegou até a Avenida dos Autonomistas e provavelmente foi entupir bueiros, rios e galerias. Foi o Prefeito que colocou lixo ali? O Caminhão do lixo ia passar bem mais tarde, então porque o abençoado do dono do estabelecimento não colocou mais tarde, também? É uma questão de civilidade, não é mesmo?

Hoje vivemos uma crise da Dengue. Já reparou que todo ano é a mesma coisa? O calor e a chuva de verão fazem os mosquitos se reproduzirem rapidamente na agua parada e é inevitável o surto da doença. Caramba, mas se sabemos que todo ano corremos esse risco, porque somos pegos de surpresa? Você quer saber mesmo a resposta?

Não vou aqui inocentar Vereadores, Prefeitos e Governos. Eles são os principais órgãos fiscalizadores, zeladores dos bairros e responsáveis por cuidar da sociedade. E se não estão cuidando troquem eles na próxima eleição. Mas e você querido leitor, esta fazendo a sua parte? Seja sincero contigo mesmo? Já limpou seu quintal? Já secou pontos de agua parada na sua casa, tampou a caixa d’água, viu as calhas do telhado, esta deixando os lixos fechados, ou esta criando ai na sua casa mais um bichinho de estimação?

Ao invés de ficar fofocando com os vizinhos a vida alheia, pergunta se ele não esta precisando de uma força para limpar o quintal. De uma olhada ai na varanda de seu apartamento pra ver como estão os vasos das plantas. Quando ver um terreno baldio e ele tiver com mato alto ou com entulhos, chama a prefeitura ou puxa a orelha do vereador ai do bairro. Ponha seu lixo na rua pouco antes do caminhão passar. E leve esses hábitos para o resto do ano, pois ano que vem tem carnaval, um fusca um violão e surto de dengue novamente.

E pra finalizar, você sabe qual é o predador natural do Mosquito da Dengue? É a Libélula! Agora uma pergunta para você que é de um tempo antigo como eu, e quando criança se divertia quando encontrava uma Libélula, a quem chamávamos carinhosamente de Helicóptero e que frequentava aos montes nossos quintais. Lembra disso? Quanto tempo você não vê uma? Sabe porque? Porque a Libélula, vive se procria, se alimenta em aguas limpas. Ou seja, rios, riachos, córregos e tudo o que hoje ta poluído. Culpa do poder público? Claro que sim. E nós? Claro que também! Na imagem daquele cidadão que colocou o lixo em frente ao estabelecimento e que desceu a ladeira e que desembocou e poluiu mais um rio. Ele não está sozinho!

A realidade e somos todos culpados e vitimas de nós mesmo. Vamos mudar o jogo?

Todos Contra a Dengue!!!

Até a próxima pessoal!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *