Aprenda a fazer um delicioso Feijão Tropeiro com o Rango do Alê

Alexandre Frassini Colunistas

Um dos pratos que mais gosto de fazer e também de comer é o Feijão Tropeiro. Existem diversas receitas com ingredientes diferentes, mas o resultado é sempre delicioso. Tem gente que faz com Feijão Carioquinha, com Feijão Rosinha ou com outros tipos de Feijão. Eu, nessa receita utilizei o Feijão de Corda.

A farinha também é um ingrediente que cada um utiliza a que mais gosta. Farinha de Mandioca fina ou grossa, Farinha de Mandioca Torrada ou até a Farinha de Milho. As Carnes também podem ser variadas. Linguiça Calabresa, Portuguesa, Paio ou mesmo Linguiça Fresca, Carne de Porco, Bacon, e alguns fazem até com Carne Bovina.

Na realidade o Feijão Tropeiro é daqueles pratos que nasceram da improvisação e da necessidade, como vários outros pratos da Culinária Popular Brasileira. É um prato histórico e como toda boa História tem várias versões e curiosidades. Vou contar a minha, tá?

Bom, num período distante, mais exatamente a partir do século XVII, existia uma atividade comercial muito importante para a época que era transportar mercadorias e animais pelas trilhas e estradas principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e na Região Sul. Essas mercadorias eram transportadas em lombos dos animais e a comitiva era liderada pelo condutor da Tropa, o Tropeiro.

E como todas as longas caminhadas, numa época remota, a alimentação era muito rústica, escassa e cheia de improviso. O Feijão Tropeiro é a cara dessa improvisação. Os restos de Feijão, misturado com a Farinha dos indígenas, sobras de Linguiça e Carnes. Foi assim que surgiu um prato de sustância, que dava força e energia para seguir as longas caminhadas.

Com o tempo a receita foi se modernizando e ganhou o acompanhamento de outros dois ingredientes, a Couve Manteiga e o Ovo.


Impossível você entrar num Restaurante Mineiro e não comer um delicioso Tropeiro. Eles são os mestres dessa receita.


E você querido leitor, já comeu um delicioso Feijão Tropeiro? Tem uma receita diferente?
Assista o vídeo e conheça a minha Receita de Tropeiro no Tacho.


Até a Próxima, Pessoal!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *