Fotos: João Barbosa
Osasco tem vários bares interessantes, porém um se destaca por ser ao mesmo tempo uma galeria de artes, polo cultural, cheio de histórias e curiosidades. Esse é o Buteco & Galeria do Nei.
Confesso que esperei a hora certa de homenagear esse lugar aqui na coluna. Sou um pouco suspeito de falar da casa, pois há nove anos cozinho por lá. Como essa é uma semana especial acho que chegou a hora.
Como disse, todas as noites de quartas preparo refeições no tacho na Galeria do Nei e lá já vi muita coisa boa acontecer e já fizemos muita coisa boa também. Festival de Curtas de Cinema com Pipoca e tudo mais, por exemplo. Aliás poderia usar essas linhas para falar de muitos eventos e influências que a Galeria do Nei ajudou a inspirar, como Chefe de Quarta, Nós de Oz, Aniversários, Festas Temáticas, Feiras de Empreendedorismo e Moda, Grafite, entre tantos outros. Poderia falar também da bela decoração, com quadros de bandas e cantores, personagens históricos, desenhos, artistas, jogadores, dos objetos antigos que nos remetem a infância, ou ainda das camisas clássicas dos times de futebol perduradas no teto.
Podia dissertar também sobre o maravilhoso quintal que algumas pessoas que passam pela rua nem imaginam que tem. Poderia falar das ações de arrecadação que já fizemos ao longo desses anos todos para ajudar quem precisa ou mesmo do Entre Nós, grupo de amigos que se reúne uma vez por mês por lá para cozinhar e entregar refeições para moradores em situação de rua. Ou simplesmente falar dos amigos que conhecemos ali e que se reúnem frequentemente para assistir jogos, tomar uma cerveja e bater um papo. Ou ainda recordar de amigos frequentadores do bar que nos deixaram e que até hoje lembramos com saudades.
Muitas histórias que não caberiam nessa matéria poderiam ser escritas. Mas quero resumir o Buteco & Galeria do Nei e falar de um cara só, o Nei. O Sidnei Pinheiro, esposo da Vivian, pai do Enzo e da Raissa, irmão do Claudinei, filho da Dona Sonia, filho do Seu Nei de quem herdou o nome. O Nei é um cara diferente que trabalha sozinho mas que nunca está só.
Que atende todos com educação e respeito. Amigo, trabalhador e guerreiro que decidiu com a dor da perda, tocar o comércio do pai. E fez desse modesto comércio um grande ponto de encontro na cidade. Abriu portas para ações culturais, sociais, reflexitivas e transformadoras. O Nei fez e continua fazendo parte de tudo isso sem deixar a peteca cair, sem deixar de atender a todos e abraçar seus clientes.
Vale a pena conhecer esse espaço delicioso na cidade e experimentar seus lanches artesanais, caldinhos e tomar uma cervejinha que sempre está gelada. E se quiser comer uma comidinha no Tacho toda quarta a noite estou por lá, também.
O Buteco & Galeria do Nei fica na Avenida Santo Antonio, 1687 no Bela Vista em Osasco.
Passa por lá, visite a galeria, o quintal e conheça o Nei, nosso querido amigo que parece que trabalha sozinho, mas nunca está só.
Até a próxima galera!!!
Apoiadores desta coluna:
Nei boteco e galeria é um centro cultural, mais que um bar é um espaço de reflexão e aprendizado. O coletivo Nós de Oz surgiu nesse espaço, onde temos muito respeito e admiração…. obrigado Nei por essa parceria e força….
Fiquei emocionada com tantas coisas boas que foram ditas,conheci buteco e galeria do Nei.través do meu filho que ainda adolescente reunia lá com os amigos…esse quintal que você citou conheço também,pois era lá que eles gostava de ficar,buteco e galeria do Nei é merece todas as honras e homenagens
Buteco & Galeria do Nei é referência em Osasco!
Linda matéria Alê Frassini!
Parabéns e vida longa ao Buteco!
Parabéns ao Nei por comandar a casa!