Outubro Rosa e valorização do serviço público marcam sessão na Câmara de Osasco
Fotos: Ricardo Migliorini / CMO
Durante a 57ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Osasco, realizada na quinta-feira (9), os parlamentares reforçaram a importância da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A sessão também foi marcada pela homenagem a servidores da agência do INSS em Osasco, pelo trabalho prestado à população da cidade e da região oeste da Grande São Paulo.
Outubro Rosa: foco na prevenção e no autocuidado

A vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) apresentou a Moção de Apoio 422/2025 em defesa da campanha Outubro Rosa, destacando a necessidade de incentivar o autocuidado feminino e o apoio mútuo entre as mulheres.
“Mais do que nunca, é necessário incentivar nossas mulheres a se cuidarem, buscarem orientação médica e que uma possa apoiar a outra”, afirmou a vereadora.
Ela também ressaltou a recente atualização nas diretrizes do Ministério da Saúde, que reduziu para 40 anos a idade mínima para realização da mamografia, principal exame de rastreamento do câncer de mama.
A vereadora Elsa Oliveira reforçou a importância dos exames preventivos:
“É fundamental que a gente peça o exame ao médico e faça com regularidade. Se descobrir cedo, há tempo de correr atrás do tratamento”.
Caminhada Rosa acontece dia 19 em Osasco
Os parlamentares também convidaram a população para participar da 7ª edição da Caminhada Rosa, evento de conscientização que acontecerá no dia 19 de outubro, às 13h, no Centro de Osasco.
“Essa ação tem que ser um movimento de todos. Juntos vamos tentar nos fortalecer para essa e outras ações de prevenção”, declarou o vereador Laércio Mendonça (PDT).
Câmara homenageia servidores da agência do INSS de Osasco
Além das pautas de saúde, a Câmara aprovou a Moção de Reconhecimento 478/2025, de autoria do vereador Guilherme Prado (PRD), que homenageia o gerente-executivo do INSS de Osasco, Eronaldo José da Silva, e o assessor Marcos Chaves Lima, pelo comprometimento com a gestão e fortalecimento dos serviços previdenciários na região.

A agência do INSS de Osasco atende a cidade e outros municípios da região Oeste da Grande São Paulo, sendo referência em atendimento e estrutura.
Câncer de mama no Brasil – dados atualizados
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2025 é de 73,6 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, reforçando a urgência de campanhas de prevenção e detecção precoce da doença.

