o posto móvel ficará em Carapicuíba do dia 3 a 16 de maio e é destinado para exames de mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Não é necessário levar pedido médico para a consulta
A Carreta da Mamografia estaciona em Carapicuíba no mês de maio para realização de exames gratuitos às mulheres da cidade. O programa Mulheres de Peito tem como objetivo a conscientização sobre a importância de prevenção ao câncer de mama.
A parceria entre Prefeitura de Carapicuíba e Governo do Estado oferece centenas de atendimentos entre os dias 3 e 16 de maio, de segunda a sábado. A carreta ficará na Av. Deputado Emílio Carlos, 360, Centro (estacionamento da Secretaria de Transporte e Trânsito).
Mulheres entre 50 e 69 anos não precisam de pedido médico, devem levar apenas o RG e Cartão SUS. Já as mulheres entre 35 e 49 anos deverão apresentar o pedido médico, além dos documentos. Serão atendidas 50 pacientes ao dia de segunda a sexta-feira. Aos sábados, serão 25 mulheres. É importante destacar que todo atendimento é por ordem de chegada a partir das 9 horas.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, além de mamógrafo, a carreta é equipada com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
A unidade móvel de mamografia conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
Nos dias 17, 18 e 19, serão realizados exames complementares apenas de pacientes convocadas. Em caso de necessidade, também serão realizados exames como biopsia. Constatado o câncer, a mulher será encaminhada para tratamento especializado. “Na campanha do Outubro Rosa proporcionamos mais de mil exames às mulheres. Agora, por meio da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, mais carapicuibanas serão beneficiadas com exames gratuitos de mamografia. É muito importante esse trabalho de conscientização e atendimento”, afirma o prefeito Marcos Neves.