Por: Simone de Carvalho
Neste sábado, 20, o Prefeito Rogério Lins sancionará o Feriado da Consciência Negra, propositura do vereador Emerson Osasco, liderança jovem, negra que se destacou na luta pelos Direitos da Igualdade Racial em Osasco.
A data será comemorada anualmente no dia 20 de Novembro. Esta é uma conquista dos movimentos negros de Osasco, demanda solicitada há muitos anos desde a Promulgação da Lei Federal 12.519/2011 que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e Da Consciência Negra.
A lei advinda do PL 16/2021, prevê que a Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial promova atividades educacionais e culturais com o objetivo de exaltar a cultura africana e sua história.
A cerimônia de sanção do Feriado da Consciência Negra será realizada as 18 horas na I Feira Multi Cultural de Osasco, Na Escola de Artes Antônio César Salvi, ao lado da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, cito a Rua Marechal Rondon, 260 – Centro de Osasco.
“É uma alegria ver as políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial se fortalecendo em nosso município com o apoio do nosso Prefeito Rogério Lins e do vereador Emerson Osasco. As políticas de estado só acontecem quando sabemos a importância de caminharmos todos juntos: Secretaria da Igualdade Racial, e todo o corpo do Executivo, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Câmara Municipal e munícipes! E a aprovação do Feriado Municipal da Consciência Negra, projeto de lei Vereador Emerson Osasco, grande parceiro da SEPPIR (Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) só vem somar as outras políticas que estamos realizando e conquistando como o Pacto ao SINAPIR – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal que visa envio de verbas para o fortalecimento de políticas de Promoção da Igualdade Racial; a criação do GT de Combate ao Racismo que é comporto por representantes das Secretarias e dos órgãos da Segurança Pública; além da aplicação da Lei 10.639/2003 que dispõe sobre a importância das escolas ressaltarem a Cultura e História do Continente Africano e dos afro-brasileiros onde tivemos a formação para mais de 5000 professores com a palestra do Professor Nathanael dos Santos; também estamos trabalhando a Saúde Integral da População Negra nas UBSs de Osasco; realizamos monitorias com as crianças do 5° ano das Escolas Laerte e Marechal Bittencourt; realizamos mais um projeto do Viela Vive com a revitalização da Viela da Rua Cuiabá no bairro do Rochdalle, Zona Norte de Osasco, geração de renda através do Curso de Costura e Customização de Camisetas para Mulheres Pretas em parceria com a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda e o Programa Olhar Empreendedor em parceria com o Sebrae Descomplique; também estamos apoiando o lançamento do Livro “Memória da Comunidade de Cultura Negra de Osasco” do Professor Ricardo Dias; além de estarmos com uma tenda na I Feira Multi Cultural de Osasco com uma exposição de peças da Casa de Angola e da Unifesp e materiais de apoio no combate ao Racismo e na Promoção da Saúde Integral da População Negra. É uma alegria celebrarmos este 20 de novembro com tantas ações e conquistas. Mas esta é também uma data de dizer que não aceitamos mais uma sociedade racista que julgue a raça ou o credo das outras pessoas. Como diz Angela Davis: Não basta não ser racista! É necessário ser anti-racista!” Declarou a Secretária Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Osasco, Amanda França.
A Feira Multicultural acontece até amanhã, domingo, 21, na Escola de Artes Antônio César Salvi, ao lado da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato das 09h às 20 horas.