O prefeito de Osasco, Rogério Lins, intermediou uma reunião com o ministro do Turismo, Gilson Machado (que estava de passagem pelo Estado de São Paulo cumprindo compromissos de agenda), a pedido dos prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) para apresentar pautas relacionadas ao turismo regional.
Estavam presentes os prefeitos Josué Ramos (Vargem Grande Paulista), Marcos Neves (Carapicuíba) e sua vice-prefeita, Gilmara Gonçalves, Dany Wilian Floresti (Pirapora do Bom Jesus) e Rodrigo Andrade (Araçariguama), entre outras autoridades.
Na ocasião, foram apresentadas ao ministro diversas pautas, entre elas o pedido de apoio do Ministério do Turismo para a realização da I Feira de Turismo da Região Oeste, a “Expo Turismo 2022”, prevista para acontecer em abril do próximo ano.
O evento reunirá agentes de vários setores do segmento turístico dos municípios, como hotelaria, gastronomia, viagens e tende a movimentar a economia da região. Cotia, Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista e Osasco integram o Consórcio.
Os prefeitos do Cioeste também manifestaram o interesse do Cioeste em ser sede do escritório regional da Organização Mundial do Turismo na América Latina, em razão da importância socioeconômica das onze cidades, que geram uma economia de mais de 2,5% do PIB Nacional.
Osasco sede Expo Turismo
Osasco será sede da 1ª Feira de Turismo de Negócios da Região Oeste da Grande São Paulo (EXPO Turismo 2022). A decisão foi tomada pelos secretários municipais, técnicos e representantes do Grupo de Trabalho de Turismo do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste) e da Região Turística Negócios e Cultura durante reunião de planejamento regional.
O evento está previsto para acontecer entre março e abril (data e local indefinidos) e reunirá as 49 regiões turísticas do Estado de São Paulo.
Integram o Cioeste na realização da Expo Turismo 2022 mais duas cidades: Francisco Morato e Caieiras. Os dois municípios pertencem à Região Turística Negócios e Cultura composta por oito municípios (Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Itapevi, Jandira e Osasco).
“Essa notícia é um marco para a nossa cidade e também para a nossa região, pois o Turismo de Negócios contribui com o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, para o pequeno negócio, na geração de emprego e renda, inclusão social e reunirá uma gama de profissionais e empresas de vários setores”, comentou o prefeito Rogério Lins.
A feira será uma oportunidade para os cidadãos conhecerem todo o potencial turístico da região metropolitana oeste, como a diversidade cultural, de negócios, gastronômica, hotelaria, entretenimento, lazer, artesanato, comércio local, agências de viagens, belezas naturais e tantos outros atrativos.
