Na quinta-feira, 20/4, o CIOESTE promoveu mais uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Gênero. O encontro contou com a presença de representantes de seis municípios que integram o Consórcio.
Coordenado pela assistente social Luciana Ribeiro, da Secretaria de Políticas para Mulheres de Osasco, o grupo discutiu novas propostas de ação coletiva que deverão ser implementadas com o propósito de promover políticas para o setor, e apoio às causas de gênero da região.
O grupo avaliou o fórum estadual sobre sobre o tema, realizado na cidade de Osasco em março. “O evento foi um sucesso e reuniu representantes do ministério e da Secretaria Estadual de Política para Mulheres, abordando as políticas voltadas à questão da violência contra a mulher, autonomia e melhorias para a qualidade de vida de todas as mulheres do Estado”, destacou Luciana Ribeiro.
Outra ação que será promovida pelo grupo, em novembro, envolve um evento em comemoração dos 21 Dias de Ativismo, campanha social que tem a proposta de debater e denunciar as várias formas de violência contra a mulher.
O diretor de Programas e Projetos do CIOESTE, Carlos Abrão, aproveitou para sugerir o início das providências para a criação de um selo de reconhecimento às empresas que realizam trabalho de respeito à diversidade de gênero. “Além de formar uma comissão que será responsável pelas demandas, precisamos definir os critérios de avaliação das empresas”, destacou.
A secretária municipal da Mulher e Diversidade de Osasco, Débora Lapas, aproveitou o encontro para convidar integrantes do GT para a próxima reunião do grupo das Guardas Municipais. “Em reunião com o comandante da GCM discutimos sobre as dificuldades envolvendo o atendimento às mulheres, em uma ação intercidades, já que cada município tem um protocolo nesse tipo de atendimento. Por isso, criamos um protocolo unificado, que será apresentado aos comandantes da região.”
Luciana aproveitou ainda para destacar a importância do engajamento de todo o grupo nos projetos. “Na reunião de hoje, falamos sobre o planejamento para o segundo semestre, com destaque para o projeto com empresas promovendo o selo de empresa amiga das mulheres, para reconhecer instituições que realizam uma inclusão de toda a pluralidade feminina e equidade de gênero, tanto na iniciativa privada quanto na governamental. Além disso, discutimos sobre o fluxo regional de atendimento às mulheres da região e o aprimoramento deste no trabalho em conjunto com o grupo de Segurança Pública”, completou a coordenadora do GT.
Entre outros temas, foram discutidas questões relacionadas à Casa de Passagem e ao Projeto Acolhe, realizado em parceria com o Instituto Avon e que está disponível para atendimento a todas as cidades.
Além dos representantes das cidades, participaram, representando o CIOESTE, o diretor de Comunicação, Mauro Sérgio e a assessora, Letícia Galdino.