Coleta seletiva de gesso completa cinco meses em Osasco

Capa Cidades

Em cinco meses já foram coletados e destinados para a reciclagem quase 400 metros cúbicos de gesso provenientes de pequenas obras e reformas. Projeto gera empregos e fortalece a economia circular.

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Serviços e Obras (SSO) e a concessionária de serviços de limpeza pública, EcoOsasco Ambiental, estuda, permanentemente, formas de aperfeiçoar a gestão dos resíduos sólidos no município. O objetivo é dar a destinação correta aos resíduos produzidos na cidade, diminuir e desviar a massa encaminhada ao aterro sanitário e fortalecer a cadeia produtiva da reciclagem. Para enfrentar esses desafios, a Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), responsável pela área, tem incentivado parcerias entre a concessionária EcoOsasco e outros atores do setor para facilitar o acesso da população aos serviços de coleta seletiva e descarte correto de resíduos sólidos urbanos. E foi trabalhando nesse sentido que, desde meados de dezembro de 2023, a população passou a contar com o serviço de descarte correto de gesso proveniente de pequenas obras e reformas da construção civil. Importante destacar que os materiais fabricados em gesso possuem características especiais que exigem um tratamento criterioso em seu manejo, para não contaminar o meio ambiente.

O serviço foi disponibilizado, inicialmente, nos Ecopontos do Jd. Novo Osasco, na zona sul, e Jd. Mutinga, na zona norte. Desde sua implantação, há cerca de cinco meses, a iniciativa já foi responsável por coletar e encaminhar para a reciclagem quase 400 metros cúbicos de resíduos de gesso da construção civil. De acordo com a DIGRES, as parcerias fortalecem as políticas setoriais e fomentam a logística reversa e a economia circular.

Para o arquiteto Oscar Buturi, Diretor Geral de Gestão de Resíduos, o plano é ampliar os pontos de recebimento de pequenos volumes de gesso da construção civil. “Assim que a Prefeitura inaugurar os novos Ecopontos que estão em construção, vamos avaliar a possibilidade de ampliar os pontos de recebimento de gesso para facilitar ainda mais o acesso da população”, comentou Buturi. Para o supervisor de operação da EcoOsasco, Vinicius Aiello, as parcerias são importantes para viabilizar os projetos. “Temos conversado com representantes do setor, sempre com o objetivo de aperfeiçoar nossos processos e tornar viáveis os projetos da Prefeitura de Osasco”, pontuou Aiello.

De acordo com Waldyr Ribeiro, secretário de serviços e obras, a parceria estimula a cultura da reciclagem. “A cooperação entre os diversos atores do setor gera empregos, fortalece a cultura da reciclagem e contribui com a preservação ambiental”, finalizou Ribeiro. De acordo com a Secretaria de Serviços e Obras, todo o material coletado é encaminhado para reciclagem por uma empresa parceira da concessionária. Depois de reciclado, o material pode ser reutilizado como matéria-prima na indústria cimenteira, na agricultura para correção de solos, ou mesmo na fabricação do próprio gesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *