Com nomes como de Mari Tavelli de Barueri, Solidariedade quer reforçar o papel da mulher na política

Destaque Política

Depois de quase dois anos em recesso por conta da pandemia da Covid-19, o Lidera+, está de volta com novidades e um novo formato. O Lidera + é um curso gratuito de formação política exclusivo para mulheres, que tem como objetivo contribuir com a ampliação das suas capacidades para construírem candidaturas planejadas, viáveis, competitivas, fortalecidas e preparadas para todos os tipos de barreiras e desafios enfrentados justamente por ser mulher na política.

O programa é uma iniciativa da Fundação 1º de Maio em parceria com a Secretaria Nacional da Mulher do Solidariedade e organização de Laiz Soares, presidente municipal do Solidariedade em Divinópolis (MG). Nesta edição, o Lidera+ ocorrerá entre fevereiro e abril de 2022 em formato híbrido, por meio da plataforma de cursos EAD da Fundação 1º de Maio e encontros presenciais, que podem ocorrer em São Paulo e Brasília.

O programa de capacitação é gratuito, incluindo despesas de alimentação, transporte e hospedagem para os módulos presenciais. A secretária nacional da Mulher do Solidariedade, Loreny Caetano, comemora essa nova edição do Lidera “Meu trabalho em Taubaté, minha cidade, sempre levou em conta a participação da mulher na política e agora, como secretária nacional da Mulher, me sinto muito honrada em fazer parte do único programa de formação partidária exclusivo para mulheres no Brasil, lançado pelo Solidariedade”, finaliza Loreny.

“A mulher já conquistou muitos espaços políticos que antes eram ocupados apenas por homens, mas ainda temos um caminho enorme a percorrer para chegarmos a igualdade de gêneros. Por isso, o Lidera+ tem papel fundamental neste contexto e é primeiro e único programa de formação político partidária exclusivo para mulheres. O Lidera+ também promove o empoderamento real dessas mulheres que antes não tinham autoconfiança e agora ocupam espaços de poder antes não imaginados por elas mesmas. Precisamos de mulheres no poder, com capacidade técnica para disputar cargos com os homens para representarem e lutarem pelos direitos das mulheres que ainda não têm voz, mas que sofrem com o machismo de nossa sociedade”, diz Samanta Costa, presidente da Fundação 1º de Maio.

Para Mari Tavelli o fortalecimento das mulheres na política é fundamental para o país. “O Lidera+ é um bom exemplo do que um partido precisa fazer para que as mulheres tenham voz, força e conhecimento dentro da política”, diz a ex candidata que teve quase 10 mil votos para prefeita em Barueri.
A jovem política nascida no sertão nordestino, chegou em Barueri aos 14 anos de idade e vem construindo uma história política na cidade, com bandeiras voltadas em defesa das mulheres, dos jovens, dos mais pobres e das minorias. “E é por toda essa minha história que eu me junto a outras mulheres do Solidariedade como a Loreny, a Ivanete Colega , a Adê Rocha, Eli Santos e tantas outras no Brasil a fora”.

Ao todo, serão 100 vagas disponíveis e, para participar, as candidatas devem ter engajamento político social expressivo em sua comunidade, ter perfil ético e transparente, não possuir impedimentos eletivos conforme a lei da Ficha Limpa e desejo de se candidatar nas eleições de 2022. Na emenda do curso serão abordados temas como: conceitos de política, como planejar uma campanha, como montar uma equipe de trabalho, técnicas de planejamento e gestão de projetos, além de desenvolver habilidades de liderança e comunicação de forma conceitual e também exercícios práticos. O tema de gestão das redes sociais e gestão orçamentária não poderia ficar de fora. Teremos também conteúdos sobre questões legais e jurídicas que as mulheres precisam saber para as suas campanhas.

Os critérios de admissão do programa estão detalhados no edital que está no site. As inscrições ficarão abertas entre 4 de outubro a 5 de novembro de 2021 e devem ser realizadas unicamente através do link https://conteudo.solidariedademulher.org.br/lidera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *