A Prefeitura realiza, a partir de hoje (2), a 35ª edição da Mostra de Teatro de Itapevi, promovida pelos alunos da Escola Livre de Teatro. Os espetáculos serão apresentados no Teatro Municipal (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro) e as apresentações acontecem até sexta-feira (6).
Para acompanhar as peças teatrais, que são gratuitas, basta chegar de forma antecipada no Teatro Municipal. Os lugares serão disponibilizados conforme a chegada do público e a lotação máxima permitida. Por este motivo, é recomendável chegar pelo menos 30 minutos antes ao local do evento.
O objetivo da Mostra é exibir todo o conhecimento adquirido pelos estudantes da Escola Livre de Teatro de Itapevi, que apresentarão na Mostra o que aprenderam e estudaram ao longo das aulas.
Curso de Teatro
O curso de Teatro é dividido em quatro módulos de seis meses cada, nos quais os alunos aprendem sobre História do Teatro, Práticas Teatrais, Jogos, Preparação de Espetáculos e Sensibilização Artística. Já o curso de Circo tem o objetivo de impulsionar novas possibilidades expressivas, com aulas de acrobacias, malabares, portagens e clown, dentre outros.
As aulas acontecem na Escola Livre de Teatro, localizada no prédio da Secretaria de Cultura e Juventude (Avenida Luiz Manfrinato, 194, 2º andar, Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4205-1871 (Ramal 24).
Confira a programação completa e sinopses:
02/12/2024 (Segunda-feira)
Horário: 19h
Espetáculo: Baden-Baden – O acordo
Faixa etária: 14 anos
Autor: Bertolt Brecht
Direção Professor: Ruan de Miranda
Sinopse: Nesta obra, Brecht coloca a reflexão sobre o progresso técnico e científico daqueles anos, questionando a relevância destes progressos dentro do desenvolvimento social. Ali se coloca como os avanços científicos estavam ultrapassando a importância do ser humano, que acabava sendo sacrificado em nome da ciência. O herói de guerra, na figura do aviador, que atravessara longas distâncias em grandíssimas alturas, é colocado num lugar de destaque, enquanto os mecânicos acidentados, que trabalharam para que ele conseguisse o feito, são condenados à morte, esquecidos no anonimato. De maneira sutil, Brecht nos mostra como são construídos os heróis, com respingos de sangue inocente.
03/12/2024 (Terça-feira)
Horário: 19h
Espetáculo: Pode ser que seja só o leiteiro lá fora
Faixa etária: 14 anos
Autor: Caio Fernando Abreu
Direção Professora: Arielly Amaro
Sinopse: “Pode ser que seja só um leiteiro lá fora” de Caio Fernando Abreu que explora a solidão e as complexidades das relações humanas. A trama se desenrola em um ambiente aparentemente comum, onde um grupo de personagens se reúne e revela seus anseios e frustrações. A figura do leiteiro, que chega a qualquer momento, simboliza tanto a rotina quanto a possibilidade de transformação. Com diálogos poéticos e um tom melancólico, a peça provoca reflexões sobre o cotidiano, o amor e as expectativas, revelando a beleza e a fragilidade da vida.
04/12/2024 (Quarta-feira)
Horário: 19h
Espetáculo: Cala a boca já morreu
Indicação: 14 anos
Autor: Luis Alberto de Abreu
Direção: Professor Ruan de Miranda
Sinopse: Todos temos sonhos, mas para conquista-los é preciso muito mais do que determinação e coragem. Estamos em plena década de 60, um pouco antes do início da ditadura militar no Brasil. João Gregório, um homem simples, resolve ir pra cidade grande em busca de conquistar uma vida melhor. Como muitos brasileiros, João traz em sua mala seus sonhos, mas a realidade do desemprego, desrespeito e tantas outras coisas e pessoas que o fazem adequar seus planos, como ainda hoje acontece. “Cala a boca já morreu” é uma peça bem humorada do dramaturgo brasileiro Luis Alberto de Abreu. É também um ditado popular que nesta peça autor utiliza como um símbolo da retomada da voz do trabalhador.
05/12/2024 (Quinta)
Horário: 19h
Espetáculo: Bruxas de Salem
Indicação: 14 anos
Autor: Arthur Miller
Adaptação: Hélton Lima
Direção: Professor Arielly Amaro
Sinopse: “Bruxas de Salem” de Arthur Miller retrata a histeria coletiva na caça às bruxas em 1692, quando Abigail Williams e um grupo de jovens começam a acusar moradores de bruxaria após serem descobertas em um ritual. A peça explora as consequências devastadoras do medo e da intolerância, refletindo também sobre o macartismo dos anos 1950 e as tensões entre verdade, moralidade e justiça.
07/12/2024 (Sexta)
Horário: 11h
Espetáculo: O Quintal da Vó
Indicação: Livre
Autor: Texto Colaborativo
Direção: Professor Thato Hernandes
Sinopse: Depois de 12 anos sem se ver, 3 primas se reencontram na casa de sua avó que acabara de falecer, algo inesperado acontece e as mesmas são teletransportadas para o passado e voltam a ser crianças. Enquanto isso, criaturas mágicas que moram no quintal se reúnem para conversar sobre o passado e o futuro do quintal. “O quintal da vó” é uma peça banhada de nostalgia, encantamento, amizade, brincadeiras e amor.
07/12/2024 (Sexta)
Horário: 14h
Espetáculo: O que podemos ensinar para os adultos?
Indicação: Livre
Autor: Texto Colaborativo
Direção: Professor Thato Hernandes
Sinopse: O que é ensinar? O que é aprender? Será que quando nos tornamos adultos sabemos de tudo? Uma criança é uma folha em branco? A peça “O que podemos ensinar para os adultos?” é uma coletânea de cenas que tentam responder essas questões de forma didática, bem humorada, reflexiva e pelo ponto de vista das crianças.
06/12/2024 (Sexta-feira)
Horário: 19h
Espetáculo: Hamlet Espelhado
Indicação: 12 anos
Autor: William Shakespeare
Direção: Professor Thato Hernandes
Sinopse: Uma adaptação de um clássico de Shakespeare, Hamlet Espelhado, mostra a trajetória do príncipe Hamlet em busca de vingança e respostas para suas aflições e delírios. Desde que seu tio e atual monarca Cláudio assumi o trono. Neste experimento os alunos-atores trabalham performance, cenas espelhadas, metateatro e drama.