Nesta quinta-feira, 12/12, comemoramos o dia do “Plano Nacional de Educação (PNE)” que foi instituído pela Lei nº 13.005/2014 com a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da Educação no país.
As metas do PNE são direcionadas à garantia do direito à educação com qualidade, a redução das desigualdades; a promoção da diversidade; a valorização dos profissionais da educação e a ampliação do investimento em educação.
Ele é voltado à ampliação do acesso às creches para as crianças de 0 a 3 anos; promove a universalização da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio para a faixa etária de 4 a 17 anos, com a inclusão dos jovens com deficiência, enfatiza a importância da promoção da educação de jovens e adultos; e amplia o acesso ao ensino superior, além da formação específica dos professores.
O objetivo é consolidar todas essas ações em um ambiente em que os professores são valorizados, com salários equitativos ao de outras profissões, planos de carreira justos, em escolas construídas para oferecer qualidade ao processo de ensino-aprendizagem.