Como uma pessoa cega mexe em celulares e computadores?

Capa Geral

Por: Bia Santana

Sempre que estou usando meu celular, as pessoas se impressionam como uma pessoa cega consegue mexer em um celular, ainda mais sem botão.

Tanto no celular como nos computadores temos leitores de tela de fábrica, ou seja, seu celular também tem esse recurso basta ativá-lo. No Sistema Android, se chama talkback, fica em configurações/configurações adicionais/acessibilidade/visual/talkback/usar talkback. No sistema IOS, fica em ajustes/acessibilidade/voice over.

Esses leitores nos proporcionam mexer nos celulares, basicamente quando tocamos na tela, ele lê o nome e através de gestos que são movimentos configurados pelos próprios leitores podemos facilitar o manuseio, por exemplo, eu uso o IOS, pois acho a acessibilidade mais simples, se eu estiver no whatsapp e quiser retornar para tela anterior, faço o gesto de um “S” ao contrário que retornarei, temos dezenas de gestos que podemos utilizar.

Quando abre o teclado, vai falando as letras e quando aperto o espaço fala a palavra. Eu particularmente não tenho essa de mandar áudio que é mais fácil, eu apertando para ouvir o audio ou passando dedo em cima vou saber o que foi escrito, mas tem pessoas que preferem somente áudio ou somente texto, não há uma regra para se comunicar com cegos pelo celular.

Já no computador temos que baixar um software instalar para que execute a leitura. Esse texto mesmo estou digitando no computador no Microsoft word.

Geralmente usamos o NVDA, pois é gratuito, logo a maioria das empresas e deficientes visuais têm mais acesso. Mas temos outros como Jauss, Virtual Vision entre outros.

Mas atenção: imagens tanto para leitores de telas de celulares e computadores não são lidas. Não tem como os leitores descreverem tudo, ou falar “Moreno alto, bonito e sensual”, tem coisas que são muito particulares, a inteligência artificial ajuda com descrições do tipo: essa imagem pode conter comida, restaurante e paisagem ao ar livre.

Se você quer nos ajudar a entender melhor suas postagens, procure sobre descrição alternativa que tem na maioria das redes sociais, recurso no qual o texto fica escondido e somente nosso leitor realiza a leitura, mas com sua descrição.

No instagran, fica dentro de configurações avançadas, em descrição alternativa, deem uma olhada é muito bacana.

Os leitores de tela nos proporcionam um mundo muito mais inclusivo no mundo tecnológico de hoje.

Mas os programadores de sites e aplicativos têm que construir algo acessível no momento de seu desenvolvimento, apesar de ser lei, sites e aplicativos serem acessíveis, somente cerca de 1% está acessível atualmente.

Espero que tenha conseguido explicar em poucas palavras sobre esse recurso super essencial em nossas vidas que são os leitores de telas

Com acessibilidade, tudo fica possível.

Assim que eu perdi a visão foi desesperador em um mundo digital, como o de hoje, ficar sem mexer no celular, principalmente em redes sociais.
Com certeza o leitor de tela me deu uma super motivação Ânimo para minha vida, pois a coisa que eu mais sentia falta era de dar bom dia para as minhas tias, coisa que eu e elas fazíamos toda manhã a caminho dos nossos trabalhos.
Conseguir dar aquele bom dia novamente pela manhã, falar com os meus amigos, assistir vídeos informativos ou engraçados, retornar ao mercado de trabalho, já imaginou a sua vida sem o celular e computador?
Pois atualmente se WhatsApp cai por horas o mundo para imagine a sua vida. Imagine você sem mexer em suas redes sociais ou trocar mensagens com a sua família, amigos, funcionários e serviços de entrega.

Bem-vindos a tecnologia acessível! Para quem nunca imaginou uma pessoa cega mexendo em celulares e computadores? Passei aqui hoje para falar para vocês como é possível. Até a próxima pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *