Desde que o uso de máscara passou a ser facultativo no transporte público, a Secretaria de Saúde de Cotia tem registrado uma grande quantidade de usuários da rede municipal de saúde tentando acessar as Unidades Básicas de Saúde, a Policlínica e os Pronto Atendimentos sem o equipamento de proteção individual. Ocorre que o uso nestes locais segue obrigatório e a unidade não fornece máscaras para os usuários.
“As máscaras de proteção se mostraram eficientes para evitar a disseminação de vírus, como o da covid-19, gripe e outros transmitidos por vias aéreas. Portanto, em unidades de saúde, a máscara é obrigatória e é importante que a população tenha consciência disso e do seu uso correto: cobrindo do nariz até o queixo”, disse Magno Sauter, secretário de Saúde de Cotia.
A Secretaria de Saúde salientou ainda que as pessoas são responsáveis por levarem as próprias máscaras para entrarem nas unidades de saúde. “Até pouco tempo, a população estava educada a portar as suas máscaras. Com a maioria dos locais facultando o uso, este hábito tem sido deixado de lado. Mas precisam se lembrar de que para entrar em unidade de saúde terão que estar com as suas máscaras”, completou Sauter.