Dia 10 de setembro; “DIA DO GORDO”

Colunistas Helena Custódio

O principal objetivo do Dia do Gordo é a conscientização sobre a importância de  manter o respeito por aqueles que estão acima do peso.

Dia de conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito às pessoas gordas. Mesmo sendo maioria na população brasileira, somos mais de 60%, segundo o Ministério da Saúde . E os gordos são negligenciados e têm direitos e acessos negados diariamente na sociedade.

No Brasil, não existe uma lei específica para punir quem pratica gordofobia. Porém, a Constituição Federal tem como um de seus princípios fundamentais a proteção da dignidade de qualquer pessoa.

O IBGE de 2022 diz que   60% da população no Brasil está gorda.  Nós sabemos que obesidade é prejudicial à saúde. Porém, não significa que toda  pessoa GORDA esteja doente. Afinal, existem pessoas magras que convivem com diversos problemas de saúde, e nem por isso são vistas com desprezo  e preconceito.

Nós que estamos acima do peso somos julgados diariamente, por pessoas que não estudaram medicina, até os médicos hoje falam que  ser magro não é sinônimo de saúde, estar acima do peso não expõe automaticamente a pessoa a doenças. Qualquer pessoa independente do seu biotipo que não se alimentar bem, não realizam atividades físicas e mantêm hábitos não saudáveis (como fumar e beber) estão mais expostos a problemas de saúde.

Saúde Além do Peso: Em uma sociedade que muitas vezes relaciona saúde com um número na balança, é essencial  que o nosso bem-estar é muito mais e não apenas aspectos físicos, mas também mentais, emocionais e sociais. A pressão para se encaixar no padrão de beleza pode ter um impacto profundo na saúde mental de muitas pessoas, ainda mais na vida dos adolescentes. A autoestima e a autonomia do próprio corpo são cruciais para o bem-estar emocional. 

“Lembre-se, cuidar da mente é tão vital quanto cuidar do corpo”

Quero contar meu depoimento, sou gorda, mas como faço uma hora de exercícios diários na academia, danço duas vezes por semana  e na minha casa todos gostam de saladas e frutas, também moro na  rua da feira e me alimento muito bem. Confesso que não faço regime, eu não me privo de comer de vez em quando pizza, doces e sorvetes, mas não exagero. No início desse ano fui fazer todos meus exames, como faço anualmente e quando peguei o resultado o médico disse: Parabéns Helena, melhor impossível. Foi aí que ele me disse que acabou de sair um atleta que corre 5 km por dia, e o resultado dos exames dele deu cheio de alterações.. Doutor explicou  que a maior parte dos fatores que levam um indivíduo a ter ou não uma boa saúde está ligada aos hábitos adotados durante a vida. Ele disse que você pode ser magro e ainda assim ter doenças que seriam mais comuns em pessoas acima GORDA. Mas o excesso de peso nem sempre é resultado de comer demais, existem outros fatores que podem contribuir, como falta de sono, condições socioeconômicas, medicamentos, desequilíbrio hormonal, genética, problemas de saúde mental .

Está mais do que na hora de compreendermos que o corpo gordo não é um erro, um crime ou um pecado.

Perceber que ser gordo ou magro não define saúde foi o que me impulsionou a criar o Movimento Plus Size, Corpo Livre e Sou gordinha Sim, que hoje são referência para mulheres gordas de todo Brasil.

Me segue no instagram Helena Custodio 

4 thoughts on “Dia 10 de setembro; “DIA DO GORDO”

  1. Parabéns por sua reportagem, como nos representa bem Helena,.admiro seu trabalho! Sucesso obrigada por todo esse empenho e engajamento por nós gordinhas. parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *