Para celebrar o Dia da Consciência Negra a ONG Unegro (União de Negras e Negros pela Igualdade Contra a Intolerância Religiosa e Homofobia) em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo realizam neste sábado (dia 20 de novembro), a partir das 13h, a 3ª Festa da Consciência Negra de Barueri. O evento será no estacionamento do Ginásio José Corrêa (av. Guilherme P. Guglielmo, 1.000 – Centro).
A 3ª Festa da Consciência Negra tem entrada gratuita e é voltada a toda família. Terá a presença de vários artistas locais, shows musicais, além de praça de alimentação com comidas típicas e muito artesanato com turbantes, tererés, tranças afro e acessórios em geral.
Durante a celebração haverá ainda apresentações de personalidades negras da cidade e a presença dos integrantes dos pavilhões das Escolas de Samba de Barueri.
Confira a Programação
- 13h – Abertura do Evento com DJ Buda
- 14h – Grupo de Pagode da Cidade Samba Quente
- 15h – Show LGBTQIA+ com Bia Sthefany, Marcos Pit e Carlinhos Show
- 15h30 – Flavinho Melo e Banda (Samba Rock)
- 16h30 – Mistura Fina Dançante (Black Music)
- 17h – Keílla Regina e Almirzinho (filho do Almir Guineto) Samba
- 18h – Encerramento com Almirzinho e Keílla Regina (Samba Raíz)
Sobre a data
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei Federal nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, em 1695, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco.
A data marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Trata também sobre avanços na luta do povo negro e a celebração da cultura afro-brasileira.